Clipping de Relações Internacionais

Coreia do Norte se diz capaz de conter ameaça dos EUA

Posted in Ásia & Oceania, Segurança Nacional & Defesa by Emilia C. de Paula on 03/03/2015

Coreia do Norte – DW – 03/03/2015.

Ri Su Yong, ministro do Exterior da Coreia do Norte

Ri Su Yong, ministro do Exterior da Coreia do Norte

Ministro do Exterior afirma que país tem capacidade de deter “ameaça nuclear” americana, conduzindo um ataque preventivo, se necessário. Pyongyang crítica exercícios militares conjuntos entre EUA e Coreia do Sul.

O ministro do Exterior norte-coreano, Ri Su Yong, declarou nesta terça-feira (03/03) que seu país tem capacidade de deter “uma ameaça nuclear crescente” por parte dos Estados Unidos.

“À República Popular Democrática da Coreia (RPDC) resta aumentar sua capacidade de dissuasão nuclear para lidar com a crescente ameaça nuclear dos EUA. Agora, a RPDC tem o poder de conter os EUA e conduzir um ataque preventivo, se necessário”, declarou Ri.

A afirmação do ministro norte-coreano vem após o lançamento de dois mísseis de curto alcance por parte da Coreia do Norte, nesta segunda-feira, em protesto contra exercícios militares conjuntos entre os EUA e a Coreia do Sul no contexto da missão Foal Eagle.

Em raro discurso perante a Conferência sobre Desarmamento organizada pela ONU, em Genebra, Ri disse que os exercícios militares conjuntos são de uma “natureza provocativa sem precedentes e têm uma possibilidade especialmente alta de provocar uma guerra”.

O discurso do ministro norte-coreano foi consistente com a posição de Pyongyang com relação aos exercícios militares anuais realizados pelos EUA e a Coreia do Sul, classificados como preparativos para uma guerra.

Disponível em:

http://www.dw.de/coreia-do-norte-se-diz-capaz-de-conter-amea%C3%A7a-dos-eua/a-18290627

Tagged with: , ,

Comentários desativados em Coreia do Norte se diz capaz de conter ameaça dos EUA

%d blogueiros gostam disto: