Clipping de Relações Internacionais

“Estado Islâmico” ameaça matar dois reféns japoneses

Posted in Oriente Médio, Terrorismo by Emilia C. de Paula on 20/01/2015

Oriente Médio – DW – 20/01/15

Organização terrorista exige pagamento de 200 milhões de dólares de resgate. Valor é o mesmo prometido pelo premiê Shinzo Abe em ajuda não militar para o Oriente Médio. Autencidade do vídeo ainda não foi confirmada.

A organização terrorista do “Estado Islâmico” (EI) publicou um vídeo na internet, nesta terça-feira (20/01), afirmando mostrar dois prisioneiros japoneses e ameaçando matá-los a menos que o valor de resgate de 200 milhões de dólares seja pago.

Um homem vestido de preto e com uma faca na mão aparece junto de dois outros, ajoelhados e vestindo roupas laranjas. O terrorista pede que a opinião pública japonesa pressione o governo local a parar com o apoio “tolo” à coalizão internacional, que trava uma campanha militar contra o “Estado Islâmico”.

No vídeo, os dois homens são chamados de como Haruna Yukawa e Kenji Goto. Em Tóquio, o Ministério das Relações Exteriores anunciou que estava verificando a veracidade do material. Goto é um jornalista freelancer e escreveu livros sobre aids e crianças em zonas de guerra do Afeganistão à África.

Goto ajudou Yukawa a viajar para o Iraque no ano passado. Yukawa, de 43 anos, viajou ao Oriente Médio depois de dizer a amigos e familiares que esta seria a última chance de mudar de vida. Ao longo da década anterior, ele perdeu um negócio por falência, viu sua esposa morrer de câncer e se tornou um sem-teto, segundo contou seu pai em relato à imprensa janponesa.

O vídeo não foi datado, porém, em uma visita ao Cairo, em 17 de janeiro, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prometeu 200 milhões de dólares em assistência não militar para países que lutam contra o EI.

Abe, que nesta terça-feira esteve em Jerusalém, última etapa de uma turnê de seis dias no Oriente Médio, afirmou que a ameaça do “Estado Islâmico” em matar os dois supostos presos japoneses é “inaceitável”.

“Estou extremamente indignado com tal ato. Exigimos fortemente a liberação dos cidadãos japoneses ilesos”, disse Abe. “A comunidade internacional precisa responder com firmeza e coopera sem sucumbir ao terrorismo.”

O premiê japonês, no entanto, garantiu que, apesar da ameaça do EI, a ajuda será paga conforme prometido. “Esta postura [vídeo do EI] não vai mudar nada”, disse ele, ressaltando que o dinheiro era para ajudar deslocados e desabrigados devido aos conflitos no Iraque e na Síria.

Disponível em:

http://www.dw.de/estado-isl%C3%A2mico-amea%C3%A7a-matar-dois-ref%C3%A9ns-japoneses/a-18201950

Comentários desativados em “Estado Islâmico” ameaça matar dois reféns japoneses

%d blogueiros gostam disto: