Clipping de Relações Internacionais

Em meio a denúncias de espionagem, Obama se encontra com Dilma

Posted in Américas, Política & Política Externa by Emilia C. de Paula on 05/09/2013

BBC – 05/09/13.

Governo americano tenta explicar à presidente Dilma Rousseff seu sistema de inteligência.

Governo americano tenta explicar à presidente Dilma Rousseff seu sistema de inteligência.

Uma nota divulgada pela Casa Branca diz que a presidente Dilma Rousseff e o presidente americano Barack Obama tiveram nesta quinta-feira um encontro antes do jantar durante a cúpula do G20 em São Petersburgo, em meio a denúncias de que conversas da brasileira teriam sido espionadas pela NSA (agência nacional de segurança) dos EUA.

Nenhum detalhe foi divulgado pela Presidência americana, mas, anteriormente, Ben Rhodes, vice-assessor de segurança para comunicações estratégicas da Presidência americana, havia dito que Obama iria buscar no encontro “que os brasileiros tenham um melhor entendimento sobre o que fazemos e o que não fazemos, para entender melhor suas preocupações.”

O assessor da Casa Branca disse que Obama iria explicar pessoalmente a Dilma “a natureza dos esforços de inteligência” dos EUA.

Rhodes disse também que “a relação com o Brasil é muito importante (para os EUA), não apenas nas Américas, mas no mundo”.

“Entendemos o quanto isso (a questão de espionagem) é importante para os brasileiros. O que estamos fazendo neste caso, como fizemos desde que as revelações sobre a NSA vieram à tona, é olhar amplamente às alegações e aos fatos”, agregou o assessor.

“Coletamos dados de inteligência sobre praticamente todos os países do mundo. Se há preocupações que possamos esclarecer, faremos isso.”

Mal-estar

No último fim de semana, uma reportagem da TV Globo denunciou a existência de documentos secretos, vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, que mostram que a NSA teria monitorado conversas entre Dilma e seus principais assessores.

As revelações de espionagem causaram mal-estar relação bilateral e colocaram em dúvida a visita de Estado que Dilma deve fazer aos EUA em outubro.

Nesta quinta-feira, o Planalto confirmou que cancelou a ida aos EUA, no sábado, de uma equipe brasileira que faria os preparativos da viagem oficial da presidente.

O governo não confirma se a equipe agendará nova data para a viagem.

Na segunda-feira, o ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, classificou o episódio como “uma inadmissível e inaceitável violação da soberania brasileira” e pediu “explicações formais por escrito” – ainda que adotando cautela quanto a eventuais retaliações brasileiras.

A assessoria do vice-presidente americano, Joe Biden, disse que os EUA “continuarão a trabalhar com as autoridades brasileiras” para explicar as denúncias de espionagem e agregou que “o convite para a visita de Estado da presidente Rousseff reflete o interesse dos EUA em aprofundar esse relacionamento vital”.

Disponível em:

 http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130904_obama_dilma_rhodes_pai.shtml

Comentários desativados em Em meio a denúncias de espionagem, Obama se encontra com Dilma

%d blogueiros gostam disto: