Clipping de Relações Internacionais

Impasse político é mantido no Egito

Posted in África, Política & Política Externa by Emilia C. de Paula on 07/07/2013

Egito – BBC – 06/07/13.

Um novo impasse político emergiu no Egito neste sábado, envolvendo a nomeação do liberal Mohamed ElBaradei ao cargo de premiê interino do país.

Ao longo do dia, ElBaradei foi confirmado pelas Forças Armadas – que, três dias atrás, depuseram o governo do presidente islamita Mohammed Morsi – como novo premiê, com apoio da maioria dos partidos. Mas a oficialização do cargo, esperada para a noite de sábado, não aconteceu.

Porta-vozes do governo interino disseram que o ocupante do cargo ainda não foi definido e que é preciso levar em conta a oposição conservadora feita a ElBaradei.

Acredita-se que essa ala conservadora egípcia tenha impedido a nomeação de ElBaradei, que representa partidos liberais de esquerda e que fez oposição tanto ao governo de Morsi quanto a seu antecessor, Hosni Mubarak, derrubado pela revolução de 2011.

O Egito vive dias de turbulência política que chegaram a seu pico na quarta-feira, quando Morsi – acuado por uma onda de protestos e uma grave crise de popularidade – foi deposto pelo Exército, o qual prometeu uma nova transição para um governo democraticamente eleito.

Desde então, o país tem sido palco de protestos e violência. Só na sexta-feira, foram estimados 30 mortos em confrontos, muitos deles alvejados por militares que foram às ruas conter as multidões pró-Morsi.

Irmandade Muçulmana e divisões

O movimento político do presidente deposto, a Irmandade Muçulmana, uma das principais forças políticas do Egito, também vive momentos de incerteza.

Diversas figuras importantes do partido – incluindo o próprio Morsi – foram detidas pelas Forças Armadas. Neste sábado, Khairat el-Shater, vice-líder do grupo, foi preso em sua casa no Cairo por suspeita de incitamento à violência. Muitos integrantes do partido agora estão na clandestinidade.

O partido ainda conta com um grande número de apoiadores, que foram às ruas nos últimos dias para pedir o retorno de Morsi ao poder, mas o grupo também enfrenta forte oposição – o que evidencia a polarização e as profundas divisões internas do Egito pós-revolução.

Para analistas, a retórica usada pela Irmandade Muçulmana durante seu período no poder preocupou muitos egípcios, incluindo alguns que votaram em Morsi nas eleições presidenciais. A Constituição aprovada no período foi considerada muito favorável aos muçulmanos, em detrimento do resto da população.

“O grupo não satisfez as expectativas da população e alienou muitos eleitores, com sua abordagem de se agarrar ao poder e fazer vista grossa à ascensão de (políticos) linha-dura”, diz à BBC Hosameldin Elsayed, autor de diversos livros sobre o islã político.

Para ele, a Irmandade cometeu diversos erros estratégicos que estimularam um levante público – apoiado pelos militares e que culminou com a derrubada de Morsi após apenas um ano de governo.

Apelo

Ainda neste sábado, a ONU e os Estados Unidos fizeram um apelo pelo fim da violência.

O departamento de Estado dos EUA conclamou os líderes egípcios a acabarem com a violência e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu mais proteção aos manifestantes – em especial às mulheres.

“Conclamamos todos os líderes egípcios a condenarem o uso da força e evitarem mais violência entre seus simpatizantes”, disse, em um comunicado, o porta-voz da chancelaria americana, Jen Psaki.

O comunicado de Ban Ki-moon mencionou “relatos horripilantes de violência sexual”.

“O secretário-geral acredita firmemente que este é um momento crítico, em que é imperativo que os egípcios trabalhem juntos para fazer um retorno pacífico ao controle civil, à ordem constitucional e à governabilidade democrática”, diz o documento, divulgado pelo porta-voz de Ban Ki-moon, Farhan Haq.

“Os líderes políticos do Egito têm a responsabilidade de sinalizar, por meio de suas palavras e suas ações, seu compromisso com um diálogo pacífico e democrático.”

Disponível em:

 http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/07/130706_egito_baradei_pai.shtml

Anúncios
Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Impasse político é mantido no Egito

%d blogueiros gostam disto: