Clipping de Relações Internacionais

Núcleo da Terra tem temperatura da superfície do Sol, diz estudo

Posted in Ciência & Tecnologia by Emilia C. de Paula on 28/04/2013

BBC – 28/04/13.

Para pesquisadores, pela primeira vez há consenso sobre temperatura do núcleo da Terra

Para pesquisadores, pela primeira vez há consenso sobre temperatura do núcleo da Terra

Novas medições sugerem que o centro da Terra é muito mais quente do que se pensava anteriormente e que teria uma temperatura de 6.000ºC, semelhante à da superfície do Sol.

O núcleo sólido de ferro é cristalino e está rodeado pelo núcleo externo, líquido e em movimento.

Mas a temperatura na qual esse cristal pode ser formado vinha sendo objeto de um longo debate.

Um novo experimento usou raios X para analisar pequenas amostras de ferro sob uma extraordinária pressão com o objetivo de examinar como esse material cristalino se forma e se funde. Os resultados foram publicados na revista especializada Science.

A análise das ondas sísmicas geradas após os terremotos em todo o mundo pode proporcionar muita informação sobre a grossura e a densidade das camadas da Terra, mas não podem indicar sua temperatura.

Isso deve ser calculado em um laboratório ou a partir de modelos informatizados que simulam o interior da Terra.

Medida crucial

As medições feitas no início dos anos 1990 das “curvas de fundição” – a partir das quais a temperatura do núcleo terrestre pode ser deduzida – sugeriam uma temperatura de cerca de 5.000ºC.

“Esse era só o início desse tipo de medição, então eles fizeram uma primeira estimativa para determinar a temperatura dentro da Terra”, afirmou Agnes Dewaele, da agência de pesquisas francesa CEA, coautora do novo estudo.

“Outros pesquisadores fizeram outras medições e cálculos por computador e não se chegou a nenhum acordo. Não é bom para nosso campo de trabalho não conseguirmos concordar uns com os outros”, disse ela à BBC.

Determinar a temperatura do núcleo terrestre é crucial para uma série de disciplinas que estudam regiões do interior do planeta que nunca serão acessadas diretamente – guiando nossos entendimento sobre questões como terremotos ou o campo magnético da Terra.

“Temos que dar respostas aos geofísicos, aos sismólogos, aos pesquisadores de geodinâmica. Eles precisam de certos dados para alimentar os modelos informatizados”, explica Dewaele.

Todos de acordo

Sua equipe de pesquisadores acaba de reconsiderar esses mais de 20 anos de medições utilizando as instalações do European Synchrotron Radiation Facility, na França, laboratório mantido em conjunto por 19 países e que possui uma das mais intensas fontes de raios X do mundo.

Para replicar a enorme pressão no limite do núcleo terrestre – mais de um milhão de vezes a pressão ao nível do mar – eles usaram um dispositivo que mantém uma minúscula amostra de ferro entre duas pontas de diamantes sintéticos.

Após submeter as amostras a altas pressões e altas temperaturas usando um laser, os cientistas usaram feixes de raios X para promover uma difração, ou seja, para rebater todos os raios X sobre o núcleo dos átomos de ferro e ver como mudava o padrão à medida em que o ferro mudava de sólido para líquido.

Esses padrões de difração oferecem informações sobre os estados do ferro parcialmente fundido, que é o que os pesquisadores agora acreditam que os primeiros pesquisadores mediram nas experiências originais.

Eles sugerem agora uma temperatura de cerca de 6.000ºC, com uma margem de erro de 500ºC para mais ou para menos – aproximadamente a mesma temperatura estimada para a superfície do Sol.

Mas o mais importante, segundo observa Dewaele, é que “agora todo mundo concorda” com as estimativas.

Disponível em:

 http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/04/130428_terra_temperatura_nucleo_sol_rw.shtml

Comentários desativados em Núcleo da Terra tem temperatura da superfície do Sol, diz estudo

%d blogueiros gostam disto: