Clipping de Relações Internacionais

UE abre centro de pesquisa contra tráfico de materiais nucleares

Posted in Europa, Segurança Nacional & Defesa by Emilia C. de Paula on 20/04/2013

Europa – DW – 19/04/13.

0,,16079032_303,00Centro europeu conta com tecnologia de ponta e treina em salas, onde condições de aeroportos podem ser simuladas. Comissão Europeia de Investigação vê segurança nuclear como um dos maiores desafios do século 21.

A Comissão Europeia abriu oficialmente nesta quinta-feira (18/04) o Centro Europeu de Formação para a Segurança Nuclear (Eusectra, na sigla original). Sediado na cidade alemã de Karlsruhe, ele tem como objetivo treinar funcionários, formadores e especialistas para detectar e impedir o tráfico ilícito de materiais nucleares e outras substâncias radioativas.

O Eusectra oferece cursos de detecção e identificação de materiais, comportamento em cenas de crime com materiais radioativos e desenvolvimento de planos de emergência nacionais. Numa de suas salas, simulam-se as condições de um aeroporto, com portal de controle pedestre e esteira transportadora de bagagem equipada com raios-X.

Outra parte do treinamento transcorre ao ar livre, baseada em diferentes situações de emergência e com o emprego de quatro tipos diferentes de portal de controle. De resto, o centro dispõe de uma vasta gama de instrumentos de medição especializados.

“Embora acidentes nucleares aconteçam raramente, as consequências podem ser devastadoras. O centro de formação irá equipar melhor os serviços de emergência para a prevenção e gestão destes acidentes. O Eusectra não só vai ajudar a proteger os cidadãos da Europa, mas também servirá de referencia para outras instituições da área”, afirmou Cecilia Malmström, comissária europeia para Assuntos Internos.

O centro de treinamento foi construído como parte do Plano de Ação CBRN, contra ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, aprovado em 2009 pelo Conselho Europeu. Os programas de treinamento foram desenvolvidos em colaboração com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e a Secretaria de Energia dos Estados Unidos.

Segundo Máire Geoghegan-Quinn, comissária europeia de Pesquisa, Inovação e Ciência, a segurança nuclear é um dos maiores desafios globais do século 21. Formação e a cooperação internacional no campo da detecção de materiais nucleares são cruciais na luta contra o tráfico ilícito de materiais nucleares e outros materiais radioativos, comentou. Ela acredita que o novo centro de treinamento prestará importante contribuição nesse campo, no mais alto nível científico e técnico.

MDB/ue

Disponível em:

 

http://www.dw.de/ue-abre-centro-de-pesquisa-contra-tr%C3%A1fico-de-materiais-nucleares/a-16758228

Anúncios

Comentários desativados em UE abre centro de pesquisa contra tráfico de materiais nucleares

%d blogueiros gostam disto: