Clipping de Relações Internacionais

Terremoto mata mais de 150 pessoas na China

Posted in Ásia & Oceania by Emilia C. de Paula on 20/04/2013

China – DW – 20/04/13.

0,,16759302_303,00Dezenas de pessoas foram mortas e milhares ficaram feridas devido a terremoto que atingiu a província chinesa de Sichuan, no sudoeste do país. Em 2008, a região foi atingida por sismo que matou cerca de 87 mil pessoas.

O distrito chinês de Lushan, na área municipal de Ya’an, foi atingido neste sábado (20/04) pelo pior terremoto dos últimos três anos no país. O sismo com magnitude de 6,6 na escala Richter atingiu a província de Sichuan, no sudoeste da China, às 8h02 (hora local), informou o Serviço Geológico Americano.

Doze horas após o sinistro, as autoridades responsáveis chinesas informaram que o terremoto provocou a morte de mais de 150 pessoas e cerca de 5.700 feridos. Pelo menos 10 mil prédios foram destruídos. Equipes de resgate foram enviadas imediatamente para o local, a fim de ajudar a salvar sobreviventes enterrados sob os escombros. Segundo a agência de notícias Xinhua, seis mil soldados foram enviados para a região.

O presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro, Li Keqiang, disseram que o mais importante era concentrar esforços no resgate de sobreviventes. “A questão mais urgente agora é aproveitar as primeiras 24 horas depois da ocorrência do terremoto, já que esse é o período crucial para salvar vidas”, disse o premiê Li.

Caça a sobreviventes

A maioria das mortes ocorreu em Lushan, onde os moradores agora estão sem água e eletricidade. No local, as equipes conseguiram resgatar 32 sobreviventes dos escombros, informou a agência Xinhua.

O primeiro-ministro Li chegou à zona de terremoto de helicóptero e ajudou a organizar o resgate. De acordo com a televisão estatal, praticamente todos as habitações e edifícios baixos nas cidades próximas do epicentro desabaram.

Região castigada por tremores

Em 2008, a mesma região foi atingida por um tremor ainda mais forte, que matou cerca de 87 mil pessoas. Com 1,5 milhão de habitantes, a cidade de Ya’an é um dos berços da cultura de chá chinesa, bem como um dos principais centros de proteção do panda-gigante.

Os moradores da região foram alertados pelo Serviço de Meteorologia da China para deslizamentos de terra no distrito de Lushan e tremores posteriores durante o fim de semana.

CA/afp/AP/rtr

Disponível em:

 http://www.dw.de/terremoto-mata-mais-de-150-pessoas-na-china/a-16759820

Anúncios
Tagged with: , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Dominique Bender said, on 24/04/2013 at 11:05

    Um potente terremoto de magnitude 6,6 que atingiu na manhã deste sábado o sudoeste da China deixou ao menos 157 mortos e mais de 5.700 feridos, segundo as autoridades locais, que enviaram à região milhares de soldados para ajudar nas operações de resgate. O tremor ocorreu ao pé do planalto tibetano, na província de Sichuan, uma região com forte atividade sísmica que já foi devastada em 2008 por um potente terremoto.


Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: