Clipping de Relações Internacionais

Reino Unido não vai convidar Cristina Kirchner para o funeral de Thatcher

Posted in Europa, Política & Política Externa by Emilia C. de Paula on 11/04/2013

DW – 11/04/2013.

0,,16268060_303,00Disputa em torno das Ilhas Malvinas se reflete até no funeral de Margaret Thatcher, a primeira-ministra que liderou o Reino Unido no vitorioso conflito contra os argentinos.

O Reino Unido decidiu não convidar a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ao funeral da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, segundo declaração de um porta-voz à agência de notícias AFP nesta quinta-feira (11/04).

“Eu posso confirmar que sim”, respondeu o porta-voz, ao ser questionado pela agência se o governo britânico havia decidido não convidar Cristina. Segundo o jornal britânico Telegraph, os filhos de Thatcher são contra um convite à mandatária argentina.

O governo britânico disse que em torno de duas mil pessoas serão convidadas para o funeral da Dama de Ferro, que morreu nesta segunda-feira, aos 87 anos. A lista foi elaborada pelos familiares de Thatcher “com a assistência” do governo e do Partido Conservador, segundo um comunicado.

Uma das marcas dos 11 anos de governo Thatcher, de 1979 a 1990, foi a Guerra das Malvinas, de 1982, na qual o Reino Unido derrotou a Argentina. No conflito morreram mais de 600 militares argentinos e cerca de 250 britânicos.

Militares britânicos de unidades associadas à Guerra das Malvinas vão carregar o caixão de Thatcher até a Catedral de São Paulo, em Londres. A cerimônia está marcada para a próxima quarta-feira.

AS/afp/ots

Disponível em:

 http://www.dw.de/reino-unido-n%C3%A3o-vai-convidar-cristina-kirchner-para-o-funeral-de-thatcher/a-16737573

Comentários desativados em Reino Unido não vai convidar Cristina Kirchner para o funeral de Thatcher

%d blogueiros gostam disto: