Clipping de Relações Internacionais

Vazamento em oleoduto da Petrobras atinge praias do litoral paulista

Posted in Américas, Meio-Ambiente by Emilia C. de Paula on 07/04/2013

Brasil – DW – 07/04/13.

0,,16726242_303,00Equipes trabalham para conter dispersão da mancha de óleo, que pode atingir outras cidades além de São Sebastião, em São Paulo. O acesso de banhistas a nove praias foi proibido. Causas do incidente estão sendo apuradas.

A mancha de óleo causada após vazamento de combustível em uma das redes do Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), da Petrobras, espalhou-se por pelo menos dez quilômetros e afetou nove praias do município de São Sebastião, município localizado no litoral norte do estado de São Paulo.

O óleo começou a vazar na noite desta sexta-feira (05/04) de um oleoduto localizado no píer de atracação de navios petroleiros. De acordo com a prefeitura de São Sebastião, pelo Tebar passam cerca de 55% de todo o petróleo consumido no país.

Até que sejam concluídas análises do impacto ambiental causado pelo derramamento, o acesso dos banhistas às praias Deserta, Porto Grande, Ponta da Cruz, Arrastão, São Francisco, Figueira, Portal da Olaria, Cigarras e Enseada está proibido.

Durante todo o sábado, cerca de 300 pessoas e 27 embarcações trabalharam no local para retirar o óleo e impedir que a mancha se espalhasse por uma área ainda maior. As causas do incidente ainda estão sendo apuradas. A Petrobras Transportes (Transpetro) informou que ainda não foi possível detectar o volume do líquido derramado.

“O vazamento foi de grandes proporções, tanto que atingiu várias praias. Não podemos descartar que esse produto se espalhe ainda para as cidades vizinhas”, afirmou em nota o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego.

MSB/dpa/abr

Disponível em:

 http://www.dw.de/vazamento-em-oleoduto-da-petrobras-atinge-praias-do-litoral-paulista/a-16726131

Tagged with: , ,

Comentários desativados em Vazamento em oleoduto da Petrobras atinge praias do litoral paulista

%d blogueiros gostam disto: