Clipping de Relações Internacionais

Não há sinal de transmissão sustentada de H7N9 entre pessoas, diz OMS

Posted in Organizações Internacionais & Regionais, Social & Questões Culturais by Emilia C. de Paula on 05/04/2013

GENEBRA – Reuters – 05/04/2013.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira que não há sinais de “transmissão sustentada humano a humano” do vírus H7N9 na China, mas que é importante acompanhar 400 pessoas que estiveram em contato próximo com os 14 casos confirmados da nova cepa da gripe aviária.

 

“Temos 14 casos em uma área grande geograficamente, não temos qualquer sinal de ligação epidemiológica entre os casos confirmados e não temos qualquer sinal de transmissão sustentada humano a humano”, disse o porta-voz da OMS Gregory Hartl em Genebra.

“Os 400 contactados estão sendo acompanhados para ver se algum deles têm o vírus, contaminado por outra pessoa”, acrescentou.

“Há relatos de grupos ou indivíduos com febre, então é obviamente por isso que é tão importante o acompanhamento de todos os que tiveram contato, a fim de saber se eles têm o vírus e/ou de quem o contraiu.”

O porta-voz acrescentou: “Lembrem-se ainda que, se eles estão infectados, você ainda precisa tentar descobrir se eles contraíram o vírus a partir de um outro, ou de uma fonte ambiental em comum”.

As autoridades chinesas abateram mais de 20.000 aves em um mercado de aves em Xangai nesta sexta-feira, diante do aumento do número de mortos por uma nova cepa da gripe aviária para seis e com preocupação chegando ao exterior, o que tem provocado uma liquidação de ações de companhias aéreas na Europa e em Hong Kong.

“É realmente uma doença grave, mas os casos estão sendo bem tratados e colocados em unidades de terapia intensiva. Não parece haver qualquer indicação de infecções no hospital até agora”, disse Hartl mais tarde a um grupo de jornalistas.

(Reportagem de Stephanie Nebehay)

Disponível em:

 http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE93401220130405

Anúncios
Tagged with: , ,

Comentários desativados em Não há sinal de transmissão sustentada de H7N9 entre pessoas, diz OMS

%d blogueiros gostam disto: