Clipping de Relações Internacionais

Trabalhadores de petróleo da Noruega fecham acordo e evitam greve

Posted in Energia & Recursos, Europa by Emilia C. de Paula on 02/09/2012

OSLO – Reuters – 02/09/12.

Os trabalhadores da área de petróleo da Noruega chegaram a um acordo com as companhias sobre a questão salarial para evitar a realização de uma segunda greve em apenas dois meses, trazendo alívio para um dos maiores exportadores de petróleo e gás do mundo.

Os dois lados concordaram com um aumento de 4,5 por cento além de um valor adicional, equivalente a 630 dólares, para 650 trabalhadores da empresa KCA Deutag. Com isso, os sindicatos cancelaram a greve que teria impacto em importantes instalações do Mar do Norte, disseram o sindicato Industri Energi e a associação da indústria de petróleo OLF, em comunicados separados.

 

Em julho, uma greve de 16 dias dos trabalhadores de petróleo da Noruega paralisou a operação de 13 por cento do país até que o governo forçou um fim do movimento para proteger a imagem do país como estável exportador.

 

A Noruega é oitava maior exportador de petróleo e o segundo maior fornecedor de gás natural da Europa. Os trabalhadores do país estão entre os que recebem melhores salários no mundo, na média em torno de 180 mil dólares por ano.

 

A economia norueguesa está entre as melhores da Europa neste ano, com um crescimento de 5 por cento no segundo trimestre versus igual período do ano anterior, com trabalhadores exigindo uma fatia cada vez maior do sucesso econômico do país.

 

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Disponível em:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE88100820120902

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Trabalhadores de petróleo da Noruega fecham acordo e evitam greve

%d blogueiros gostam disto: