Clipping de Relações Internacionais

OIT: África do Sul poderia fazer mais para melhorar situação de mineiros

Posted in África, Organizações Internacionais & Regionais, Regiões by Saade Marraui on 02/09/2012

Genebra – EFE – 24/08/2012

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmou nesta sexta-feira que a África do Sul “poderia fazer muito mais” para melhorar a situação dos mineiros e disse que era possível “aumentar os esforços para a aplicação das normas existentes, sobretudo em matéria de segurança e saúde.” O comunicado foi assinado pelo especialista em mineração da OIT, Martin Hahn.

Na semana passada, 34 trabalhadores morreram na mina de platina de Marikana após um confronto entre a polícia e um grupo de grevistas que protestavam por melhores salários. Hahn denunciou que os trabalhadores das minas como as de Marikana “com frequência estão com sua segurança em risco”. Segundo o especialista da OIT, muitos mineiros sofrem doenças como silicose e tuberculose e estão expostos a riscos como desprendimento de rochas, altas temperaturas e ruídos intensos.

Quanto aos salários, Hahn disse que são altos para os trabalhadores muito qualificados mas “podem ser muito baixos” para os mineiros com níveis de escolaridade baixos. Além disso, Hahn celebrou os avanços conquistados na mineração sul-africana durante os últimos anos, especialmente a diminuição no número de mortes, que passou de 774, em 1984, para 128, em 2008.

“Mas ainda há muito por se fazer para criar uma cultura de prevenção e diminuir o número de mortes a zero”.

Acesso em 24 de Agosto de 2012.
Disponível em http://noticias.r7.com/economia/noticias/oit-africa-do-sul-poderia-fazer-mais-para-melhorar-situacao-de-mineiros-20120824.html

Comentários desativados em OIT: África do Sul poderia fazer mais para melhorar situação de mineiros

%d blogueiros gostam disto: