Clipping de Relações Internacionais

Catalunha pedirá ajuda de 5,023 bilhões de euros ao Estado central

Posted in Economia, Comércio & Finanças, Europa, Regiões, Sistemas Políticos by Saade Marraui on 02/09/2012

Catalunha – AFP – 28/08/2012.

A Catalunha (nordeste da Espanha) anunciou nesta terça-feira que pedirá 5,023 bilhões de euros ao fundo criado por Madri para ajudar as regiões com problemas financeiros, e o chefe de governo Mariano Rajoy respondeu garantindo a ajuda do Estado central.

“O governo autônomo catalão decidiu solicitar a participação no Fundo de Liquidez”,afirmou o porta-voz do executivo regional, Francesco Homs.

A Catalunha, uma das regiões mais ricas da Espanha, se converte assim no primeiro governo autônomo a solicitar formalmente a ajuda deste fundo e dar uma cifra, depois que outras comunidades, como Valência (lste) e Múrcia (sudeste), anteciparam sua intenção de acudir a este fundo.

“Ajudaremos a Catalunha como ajudaremos o resto das comunidades autônomas”, assegurou posteriormente Rajoy, durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente do Conselho Europeu, Hermann Van Rompuy, em Madri.

“As comunidades autônomas também são a Espanha”, insistiu.

O governo conservador espanhol anunciou em 13 de julho a criação de um fundo de um máximo de 18 bilhões de euros para ajudar as regiões, muitas delas em dificuldades por suas dívidas e seus déficits, e que não conseguem fazer frente sozinhas a suas obrigações financeiras.

Acesso em 28 de Agosto de 2012.
Disponível em:
http://br.noticias.yahoo.com/catalunha-pedir%C3%A1-ajuda-5-023-bilh%C3%B5es-euros-ao-172356366–finance.html

Comentários desativados em Catalunha pedirá ajuda de 5,023 bilhões de euros ao Estado central

%d blogueiros gostam disto: