Clipping de Relações Internacionais

Europa 40 graus: massa de ar quente da África eleva termômetros

Posted in Europa, Meio-Ambiente by Emilia C. de Paula on 21/08/2012

Europa  – DW – 21/08/12.

Na Alemanha e na França os termômetros permaneceram em torno dos 40 graus. A onda de calor deste final de semana foi a mais alta desde o início do verão europeu de 2012 e já bateu recordes de outros anos.

O resultado da combinação de muito calor e final de semana pôde ser visto nas piscinas, lagos e cidades costeiras da Europa. Estava tudo lotado. Para algumas pessoas, os parques e bares ao ar livre foram a alternativa para se refrescar.

Para outros, o calor intenso é sinônimo de mais trabalho. Polícia, Corpo de Bombeiros e serviços médicos de emergência ficaram em alerta para socorrer a população dos efeitos colaterais que as altas temperatura podem causar, principalmente em crianças e idosos.

A explicação para tanto calor está em uma massa de ar quente vinda da África. De acordo com a meteorologia, este domingo foi o dia mais quente do ano na Alemanha. Em Bad Segeberg, no estado alemão de Schleswig-Holstein, a máxima registrada foi de 39,2 graus. O final de semana só não bateu o recorde do verão de 2003, quando a temperatura na cidade de Freiburg alcançou os 40,2 graus.

Para os franceses foi ainda mais quente. De acordo com o sistema de meteorologia do país, a temperatura chegou aos 41,2 graus na cidade de Auzances, localizada no centro da França.

Próximos dias

A boa notícia para quem prefere o tempo mais fresco é que a previsão indica temperaturas um pouco mais baixas para os próximos dias. Apesar do tempo abafado, as autoridades francesas afirmam que a onda de calor não é tão grave como em 2003, quando 14.800 pessoas, principalmente idosos, morreram em decorrência das temperaturas acima de 40 graus durante vários dias. Na França, a previsão é que o tempo abafado permaneça até o início da próxima semana. Depois o clima deve ficar mais fresco.

Na Alemanha, o calor dá uma trégua ainda nesta semana. Para o próximo fim de semana, por exemplo, a temperatura máxima não passa dos 25 graus.

FA/rtr/dpa

Revisão: Francis França

Disponível em:

 http://www.dw.de/dw/article/0,,16179784,00.html

Comentários desativados em Europa 40 graus: massa de ar quente da África eleva termômetros

%d blogueiros gostam disto: