Justiça alemã autoriza militares a usar armas em operações internas
DW – 17/08/12.
O Bundeswehr poderá fazer uso de equipamento militar em ações dentro do território alemão, mas apenas “em situações excepcionais de dimensões catastróficas”.
As Forças Armadas da Alemanha (Bundeswehr) poderão usar – em casos excepcionais – meios militares durante operações internas de defesa, segundo uma decisão do Tribunal Constitucional Federal desta sexta-feira (17/08).
A decisão, tomada pelo pleno do tribunal, modifica jurisprudência anterior, datada de 2006. Naquele ano, a primeira turma do Tribunal Constitucional Federal havia descartado o uso de armamento militar em operações dentro do território alemão.
O uso destes meios, porém, está limitado a “situações excepcionais de dimensões catastróficas” e deve ser sempre o último recurso, determinou o tribunal. Eles não podem de forma alguma ser usados contra manifestantes, sublinhou a corte.
Também está descartado o uso de militares contra ativistas armados, mesmo se a polícia não tiver o controle da situação. Um avião sequestrado por terroristas também não poderia ser abatido.
Além disso, a decisão de usar soldados e armas militares em operações internas não caberá ao ministro da Defesa, mas ao governo federal “como um todo”.
AS/dpa/afp
Revisão: Mariana Santos
Disponível em:
O uso das forças armadas no território nacional não se justifica. Talvez a excepcinalidade do uso pela Alemanha seja uma exceção à regra. O melhor seria o uso de uma guarda nacional com essa função. O histórico brasileiro do uso das forças militares contra o povo seria mais do que suficiente para uma proibição pura e simples do fuzil contra um nacional. Esperamos que nunca mais tenhamos as ruas brasileiras ocupadas por soldados e tanques a qualquer título, e, paradoxalmente, nossas defesas tão vulneráveis, por uma força que insiste que o inimigo é interno, e que deve continuar a cavar trincheiras, em plena época de guerra tecnológica.