Clipping de Relações Internacionais

Queda de preços ao produtor na zona do euro pode forçar ação do BCE

Posted in Economia, Comércio & Finanças, Europa by Nejme Joma on 02/08/2012

BRUXELAS, 2 Ago (Reuters)

Os preços ao produtor na zona do euro recuaram em junho mais do que o esperado, já que o custo da energia continuou a cair, e mantiveram em aberto as opções do Banco Central Europeu (BCE) para outro corte na taxa de juros neste ano para tentar tirar a economia da recessão.

Os preços nos portões das fábricas dos 17 países do euro recuaram 0,5 por cento pelo segundo mês seguido, informou nesta quinta-feira o escritório de estatísticas da União Europeia, o Eurostat, ante uma expectativa de queda de 0,4 por cento entre os economistas consultados pela Reuters.

O BCE cortou a taxa de juros para a mínima recorde de 0,75 por cento em julho e o Conselho de Administração do banco se reuniu nesta quinta-feira para a reunião de agosto, mas a expectativa é de que por enquanto não voltará a reduzi-la.

Uma pesquisa da Reuters mostrou que economistas esperam novo corte antes do fim do ano, mas apenas sete de 70 acreditam que isso acontecerá neste mês.
“Com mais notícias negativas sobre a economia (…) acreditamos que o BCE cortará a taxa de refinanciamento para 0,5 por cento no terceiro trimestre, provavelmente em setembro”, afirmou o Citibank em nota a clientes no fim do mês passado, referindo-se à taxa de juros.

Os custos da energia para a indústria recuaram 1,8 por cento em junho, na terceira queda seguida, e as únicas duas áreas no índice do Eurostat a mostrar aumento de preços em relação a maio foram bens de capital –principalmente maquinário– e bens de consumo não duráveis, entre eles cosméticos e produtos de limpeza.

(Reportagem de Robin Emmott)]

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/queda-pre%C3%A7os-ao-produtor-na-zona-euro-pode-104201776–finance.html

Tagged with: , ,

Comentários desativados em Queda de preços ao produtor na zona do euro pode forçar ação do BCE

%d blogueiros gostam disto: