Clipping de Relações Internacionais

Líder da oposição de Mianmar, Aung San Suu Kyi, chega a Genebra

Posted in Ásia & Oceania, Política & Política Externa by Nejme Joma on 13/06/2012

A líder da oposição de Mianmar, Aung San Suu Kyi, chegou a Genebra nesta quarta-feira à noite, na primeira etapa de uma viagem pela Europa que durará 15 dias, anunciou um porta-voz do aeroporto de Genebra-Cointrin.

O avião aterrissou às 23h14 locais (18h14 GMT) procedente de Munique. “Muito sorridente, Aung San Suu Kyi desceu da passarela e entrou rapidamente no veículo que a esperava”, disse o porta-voz à AFP.

Aung San Suu Kyi inicia uma triunfal viagem pela Europa, durante a qual deverá finalmente fazer o discurso que preparou em 1991 para receber o Prêmio Nobel da Paz e ratificar sua imagem de ícone mundial da democracia.

A “Dama”, que completa 67 anos dia 19 de junho, fará no sábado, em Oslo, sua “conferência do Nobel”, 21 anos depois de ter recebido o prêmio que a transformou em uma figura de dimensão política mundial.

Em Genebra, Aung falará na ONU sobre o problema do trabalho forçado. Durante a viagem de 15 dias, também visitará a Grã-Bretanha, onde estudou e estabeleceu família, Dublin e Paris.

Há duas semanas, ela visitou a Tailândia em sua primeira viagem ao exterior em 24 anos, onde reservou o primeiro discurso aos compatriotas, emigrantes birmaneses de uma província ao sul de Bangcoc.
Esta visita marca uma nova etapa nas mudanças políticas que vive seu país desde que no ano passado o regime militar acabou e um governo quase todo civil tomou posse.

Genebra é a primeira etapa dessa viagem de duas semanas pela Europa, que conduzirá San Suu Kyi a Noruega, Grã-Bretanha, Irlanda e França, e inclui um discurso em Oslo, onde receberá o Prêmio Nobel da Paz que lhe foi concedido em 1991.

Trata-se da primeira viagem da opositora à Europa desde 1988. San Suu Kyi passou a maior parte dos últimos 22 anos em prisão domiciliar, e isso lhe impediu de receber pessoalmente seu Prêmio Nobel.
San Suu Kyi saiu de Rangún na quarta-feira, quando o oeste de seu país foi sacudido pela violência entre as comunidades budista e muçulmana, que deixaram dezenas de mortos nos últimos dias.

Na Suíça, a opositora birmanesa seguirá os passos de Nelson Mandela, outra figura política internacional, e discursará como ele fez em 1990 diante da Conferência Internacional do Trabalho em Genebra, antes de conversar com o ministro suíço de Relações Exteriores, Didier Burckhalter, em Berna, capital suíça.

San Suu Kyi, filha do general Aung San, considerado o herói da independência birmanesa, conseguiu seu primeiro mandato como deputada em abril passado, e isso levou diversas potências ocidentais a acelerar as pressões sobre Mianmar.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/l%C3%ADder-oposi%C3%A7%C3%A3o-mianmar-aung-san-suu-kyi-chega-001953018.html

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Líder da oposição de Mianmar, Aung San Suu Kyi, chega a Genebra

%d blogueiros gostam disto: