Clipping de Relações Internacionais

Japão e EUA revisam plano para remoção de militares de Okinawa

Posted in Ásia & Oceania, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 27/04/2012

WASHINGTON, 27 Abr (Reuters)

Os Estados Unidos e o Japão anunciaram na quinta-feira à noite uma revisão no acordo para redução da presença militar norte-americana na ilha japonesa de Okinawa, que resultará na remoção de 9 mil fuzileiros navais norte-americanos para Guam e outras áreas na região da Ásia-Pacífico.

O novo plano, revelado dias antes de o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Washington, ajudará os dois países aliados a tomarem uma decisão sobre a transferência de uma base aérea norte-americana de uma área superpovoada de Okinawa para um outro local, questão que causa tensão nas relações bilaterais há anos.

“Estou muito satisfeito pelo fato de, após muitos anos, termos alcançado este importante acordo e plano de ação. Aplaudo o duro trabalho e esforço para chegar a essa formatação”, disse o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, em um comunicado.

Pelo acordo, 9 mil marines serão realocados, dos quais 5 mil para o território norte-americano de Guam e o restante para outros locais, como o Estado do Havaí e a Austrália, disse um comunicado conjunto EUA-Japão.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/jap%C3%A3o-e-eua-revisam-plano-para-remo%C3%A7%C3%A3o-militares-115948949.html

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Japão e EUA revisam plano para remoção de militares de Okinawa

%d blogueiros gostam disto: