Clipping de Relações Internacionais

Irã retoma negociações sobre programa nuclear na Turquia

Posted in Controle de Armas, Armas Nucleares & Desarmamento, Oriente Médio by Nejme Joma on 14/04/2012

ISTAMBUL, Turquia

Irã e o grupo P5+1, composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Reino Unido, França, Rússia, China e EUA) e Alemanha, se reúnem neste sábado na Turquia para negociar uma saída para o controverso programa nuclear iraniano. As expectativas, no entanto, não são muito animadoras. Não há esperança de grandes avanços, o objetivo é buscar a abertura de novas vias de negociação, bloqueadas há mais de um ano.

O encontro é o primeiro contato direto entre autoridades iranianas e representantes das seis grandes potências desde janeiro do ano passado. A última reunião acabou em fracasso por não conseguir nenhum acordo. Desde então, o Irã decidiu dar continuidade ao enriquecimento de urânio. O Ocidente acredita que o programa nuclear tenha fins militares, apesar de Teerã negar a acusação. Dependendo do resultado da reunião deste sábado, um novo encontro deve ser marcado dentro de quatro a seis semanas.

Representantes das potências esperam que as tensões sejam deixadas de lado. Desde o rompimento das conversas, no ano passado, novas rodadas de sanções foram aprovadas contra Teerã e houve uma escalada da tensão entre Israel e o regime dos aiatolás. A Rússia disse que o encontro deste sábado tem que ser “construtivo” e “ultrapassar as diferenças” entre os países.

– O que precisamos é encontrar um meio-termo – disse o vice-ministro do Exterior russo, Sergei Ryabkov. – As negociações vão renovar a confiança.
O presidente dos EUA, Barack Obama – que está na Colômbia para a Cúpula das Américas, disse que o encontro em Istambul era a “última chance” para a diplomacia na crise do programa nuclear iraniano. A secretária de Estado Hillary Clinton disse que o Irã tem que “demonstrar claramente em suas ações que abandonaram sua ambição de armas nucleares”.

Fontes, no entanto, disseram à agência AFP que a delegação iraniana está “decepcionada” com a postura das potências que, segundo os iranianos, seria “desencorajadora”. Na quinta-feira, o presidente Mahmoud Ahmadinejad disse que Teerã vai continuar para defender o que ele chamou de “seus direitos fundamentais”.

– Nós temos nossas ideias, e o 5+1 tem as suas, mas podemos chegar a um acordo comum – disse nesta manhã o ministro do Exterior do Irã, Ali Akbar Salehi.
Enquanto isso, a Turquia – que atua apenas como país sede da reunião – começou desde sexta-feira uma série de encontros com representantes de ambos os lados do conflito político.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/ir%C3%A3-retoma-negocia%C3%A7%C3%B5es-programa-nuclear-turquia-120037678.html

Comentários desativados em Irã retoma negociações sobre programa nuclear na Turquia

%d blogueiros gostam disto: