Clipping de Relações Internacionais

Clima de negociação com Irã é “completamente diferente”–enviado

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 14/04/2012

ISTAMBUL, 14 Abr (Reuters)

A atmosfera na sessão de abertura das negociações nucleares entre seis potências mundiais e o Irã, neste sábado, foi “completamente diferente” da de reuniões anteriores, afirmou um diplomata, descrevendo-a como “uma boa manhã”.

O diplomata, que falou sobre a primeira reunião entre o Irã e as potências mundiais em 15 meses durante a pausa para o almoço, disse que o negociador nuclear iraniano, Saeed Jalili, não tinha declarado o tipo de pré-condições que ele havia feito na última reunião, no início de 2011, quando o dois lados não chegaram a um acordo até mesmo sobre a agenda.

“Ele parece ter vindo com o objetivo de entrar em um processo que é sério, que é sobre o que queremos falar”, disse o enviado, que falou sob condição de anonimato. “Eu diria que foi uma manhã de trabalho produtivo.”

O diplomata insinuou que o lado iraniano havia sinalizado uma prontidão para assumir um compromisso sério na discussão sobre seu programa nuclear e que isso poderia abrir caminho para uma segunda reunião.
Diplomatas ocidentais e autoridades haviam dito na fase de preparação para a reunião em Istambul que esperavam progresso suficiente para poder marcar uma nova rodada de negociações, talvez em Bagdá, no próximo mês.

Mas o diplomata advertiu: “Nós poderíamos retroceder nesta tarde.” Ele disse que não espera que negociações sérias aconteçam já durante as conversações de sábado, por exemplo, sobre a exigência do Ocidente de que o Irã interrompa o enriquecimento de urânio.

Mas o diplomata acrescentou que o país persa havia indicado “abertura em todas essas questões”, em contraste com a vez passada, quando o Irã se recusou a falar sobre seu programa nuclear, o qual afirma ser pacífico, mas que o Ocidente suspeita ter ligações militares.

“Não é apenas a atmosfera que está completamente diferente do que era anteriormente, mas o mais importante é que ele (Jalili) não veio com as mesmas pré-condições e o que poderíamos considerar como os obstáculos que vimos anteriormente”, disse o diplomata.
(Reportagem de Fredrik Dahl)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/clima-negocia%C3%A7%C3%A3o-com-ir%C3%A3-%C3%A9-completamente-diferente-enviado-141914089.html;_ylt=AtqHXRzzW6rdqQaqB9WT1UMKs8B_;_ylu=X3oDMTNyYnVldHA1BG1pdANKdW1ib3Ryb24gTXVuZG9TRgRwa2cDMGNkNzA0OGMtNWVmMS0zZjQxLThiZjAtMjkxMDJkMWFiOTIwBHBvcwMxBHNlYwNqdW1ib3Ryb24EdmVyAzEwZWUzODQwLTg2M2QtMTFlMS1hYmZmLWM5ZDg5NWExMzA0Mg–;_ylg=X3oDMTFrazM2MW1qBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdAMEcHQDc2VjdGlvbnMEdGVzdAM-;_ylv=3

Comentários desativados em Clima de negociação com Irã é “completamente diferente”–enviado

%d blogueiros gostam disto: