Clipping de Relações Internacionais

Chávez cria comando para assegurar estabilidade política

Posted in Américas, Política & Política Externa by Nejme Joma on 14/04/2012

CARACAS, 13 Abr (Reuters)

O líder venezuelano, Hugo Chávez, insultou na sexta-feira o candidato opositor para as eleições presidenciais de outubro durante um discurso que marcou os 10 anos de um breve golpe de Estado contra ele, e anunciou que criará um comando para evitar qualquer tentativa de desestabilização política no país.

Chávez, que está sendo tratado por causa de um câncer e realiza esporádicas aparições públicas em seu país, assegura que a oposição prepara um plano para gerar violência antes das eleições, que, segundo as pesquisas, podem ser as mais acirradas dos 13 anos de governo do militar reformado.

O presidente venezuelano tem ameaçado expropriar empresas que financiem o suposto plano e também desarticular as polícias de algumas regiões comandadas por adversários.

“Decidi nomear um comando especial anti-golpe, essa decisão tomei à noite”, disse Chávez no palácio de Miraflores diante de milhares de seguidores, um dia antes de partir novamente para Cuba para continuar a radioterapia que iniciou em março e que o faz viajar constantemente.

“A primeira função vai ser elaborar nas próximas semanas o plano especial anti-golpe, um plano integral”, acrescentou Chávez, sem dar maiores detalhes sobre as funções do novo comando.
Chávez, que disse que permanecerá em Cuba durante um tempo maior que o habitual, proferiu novamente fortes insultos a Capriles, voltando a chamá-lo de medóocre e bobo.

“(Capriles) está inconscientemente, mas claramente, aplaudindo o 11 de abril, o golpe no qual ele participou”, declarou o presidente, acrescentando que o rival não tem coragem “para reconhecer que participou do golpe”.

(Por Eyanir Chinea e Marianna Párraga)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/ch%C3%A1vez-cria-comando-para-assegurar-estabilidade-pol%C3%ADtica-010207951.html;_ylt=AleRrkVDfDjsHIXiE2cCtRcKs8B_;_ylu=X3oDMTNyNTIzdjBmBG1pdANKdW1ib3Ryb24gTXVuZG9TRgRwa2cDYWFjMjBiN2YtYmIwZi0zMmY2LTkxNzAtZjhkNThiMGJlODk4BHBvcwMxBHNlYwNqdW1ib3Ryb24EdmVyAzk2YmY2MGUwLTg1Y2QtMTFlMS1iZjFmLWM4MzJiNzdlOGM5Zg–;_ylg=X3oDMTFrazM2MW1qBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdAMEcHQDc2VjdGlvbnMEdGVzdAM-;_ylv=3

Comentários desativados em Chávez cria comando para assegurar estabilidade política

%d blogueiros gostam disto: