Clipping de Relações Internacionais

Governo Chávez anuncia medidas contra a criminalidade

Posted in Américas, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 05/04/2012

CARACAS, 5 Abr (Reuters)

O governo venezuelano diz ter reduzido o índice de homicídios na capital Caracas e está criando duas novas instituições para combater uma onda de criminalidade que preocupa a população em um ano eleitoral.

Homicídios, sequestros e assaltos são comuns no país, e a segurança costuma aparecer nas pesquisas como a maior preocupação da população. O tema deve dominar a campanha para a eleição presidencial de outubro, em que o presidente Hugo Chávez, no poder desde 1999, buscará um novo mandato de seis anos.

Embora o eleitorado pareça não responsabilizar Chávez pessoalmente pela taxa de criminalidade, uma das maiores do mundo, seu governo enfrenta uma crescente pressão para reprimir a violência depois de alguns casos de grande repercussão nos últimos meses.

O ministro de Interior e Justiça, Tareck El Aissami, disse que duas organizações estão sendo formadas: uma companhia de serviços de segurança, que agrupará servidores públicos e privados desse setor, e um centro nacional de segurança, que irá colher e publicar pesquisas e dados sobre a criminalidade.

“Fizemos o maior esforço para continuar trabalhando de forma científica, eficiente e profissional”, disse ele nesta semana à TV estatal. “Não nos esquivamos da nossa responsabilidade… Estamos trabalhando com as pessoas.”

Ele disse que os serviços oferecidos da companhia, chamada Corposervica, serão divulgados em breve. Além disso, Chávez deve lançar nos próximos dias uma das suas famosas “missões” (programas sociais) voltadas para a segurança pública.

Separadamente, o diretor da Polícia Nacional, Luis Fernández, disse à imprensa estatal que o índice de homicídios em Caracas caiu 10 por cento a cada mês desde o começo do ano, em relação às taxas dos mesmos meses de 2011.
Ele não citou cifras detalhadas, mas informou que mais de 360 homicidas foram presos, e que 250 armas de fogo foram apreendidas.

Fernández dirige a nova Polícia Nacional, criada depois da dissolução, no ano passado, da polêmica Polícia Metropolitana de Caracas, cujos oficiais eram suspeitos de ligação com vários crimes graves.
O governo diz que o índice nacional de homicídios está em cerca de 48 por 100 mil habitantes, pior do que a média latino-americana. ONGs garantem que a cifra na verdade é pior.

O Observatório Venezuelano da Violência, por exemplo, diz que os homicídios duplicaram na última década, atingindo o recorde de 19 mil no ano passado – cerca de 60 por 100 mil habitantes.

Apesar disso, o presidente socialista mantém um elevado índice de popularidade, e a maioria das pesquisas o aponta como favorito para vencer o oposicionista Henrique Capriles em outubro.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/governo-ch%C3%A1vez-anuncia-medidas-contra-criminalidade-212703557.html;_ylt=Av61.A9R.ZJzpnZBLc2RBWkKs8B_;_ylu=X3oDMTNydWRudnUwBG1pdANKdW1ib3Ryb24gTXVuZG9TRgRwa2cDZjZhZGUyNGItNGE1MS0zNTc3LWIwMGQtNDZmN2U5M2NjNTgxBHBvcwMzBHNlYwNqdW1ib3Ryb24EdmVyAzgzMTgxMWQwLTdmNjYtMTFlMS1iZmRkLWIwYWY4MWRlYzAxZQ–;_ylg=X3oDMTFrazM2MW1qBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdAMEcHQDc2VjdGlvbnMEdGVzdAM-;_ylv=3

Comentários desativados em Governo Chávez anuncia medidas contra a criminalidade

%d blogueiros gostam disto: