Clipping de Relações Internacionais

Palestino é morto a tiros por israelense no ‘Dia da terra’

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 31/03/2012

Um palestino foi morto a tiros nesta sexta-feira por um israelense no norte da Faixa de Gaza, próximo à fronteira com Israel, depois de uma manifestação de milhares de pessoas em ocasião do “Dia da terra”, afirmou um porta-voz médico.
Palestinos entram em confronto com soldados israelenses
Mahmud Zaqut, de 20 anos, morreu e outros 51 palestinos ficaram feridos por disparos israelenses próximo a Beit Hanun, informou em um comunicado Adham Abu Selmiya, porta-voz dos serviços de emergência no território governado pelo movimento islamita Hamas.

Procurado pela AFP, o Exército israelense afirmou que os soldados abriram fogo, depois de terem efetuado tiros de advertência contra vários palestinos que se aproximavam “perigosamente” da fronteira de Erez.
O Exército também informou que “37 palestinos ficaram feridos no leste de Beit Hanun e em Khan Yunes”, no sul do território, na zona fronteiriça.

Na Cisjordânia, submetida a um bloqueio militar por 24 horas, jovens lançavam pedras e soldados israelenses disparavam balas de borracha e granadas ensurdecedoras nas primeiras horas da tarde no posto de Qalandia, que controla o acesso a Jerusalém.

Em Qalandia, 194 pessoas receberam cuidados médicos, a maioria vítimas de inalação de gases lacrimogêneos ou líquidos químicos nauseantes lançados pelos militares israelenses, e sete foram hospitalizadas com ferimentos causados por balas de borracha, declarou à AFP o porta-voz do Crescente Vermelho palestino, Mohamad Ayad.

Em Jerusalém Oriental ocupada e anexada, 19 pessoas foram hospitalizadas com ferimentos, incluindo Omar Shalabi, autoridade local do Fatah, o movimento do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, acrescentou Ayad.
Em Belém (sul da Cisjordânia), 11 pessoas foram hospitalizadas, segundo a mesma fonte.

Em Jerusalém Oriental, onde o acesso à Esplanada das Mesquitas estava reservado aos palestinos de 40 anos ou mais, possuidores de um cartão de residência entregue por Israel, a polícia israelense anunciou a prisão de 34 pessoas.
No total, 318 pessoas ficaram feridas nos enfrentamentos com o Exército e a Polícia israelenses, 51 das quais por fogo israelense, segundo as mesmas fontes.

Os Estados Unidos pediram moderação a israelenses e palestinos. “Certamente não queremos nenhum tipo de violência de nenhuma das partes”, disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner.

O “Dia da terra”, celebrado todos os anos em 30 de março pela minoria árabe de Israel, lembra a morte, em 1976, de seis membros desta comunidade em manifestações contra o confisco de terrenos pelas autoridades israelenses.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/quarenta-feridos-dia-terra-choques-israelenses-palestinos-160521785.html

Comentários desativados em Palestino é morto a tiros por israelense no ‘Dia da terra’

%d blogueiros gostam disto: