Clipping de Relações Internacionais

Bancos usam dinheiro do BCE para títulos e emprestam menos

Posted in Economia, Comércio & Finanças, Europa by Nejme Joma on 28/03/2012

FRANKFURT, 28 Mar (Reuters)

Bancos reduziram empréstimos a empresas da zona do euro em fevereiro, quando as instituições de Espanha e da Itália acumularam títulos governamentais, sugerindo que o dinheiro do Banco Central Europeu (BCE) ainda não serviu para impulsionar os negócios.

O fluxo mensal de empréstimos a empresas não financeiras recuou em 3 bilhões de euros depois de aumentar em apenas 1 bilhão de euros em janeiro. O fluxo de empréstimos a famílias ficou inalterado.
A oferta monetária M3 da zona do euro -uma medida mais geral do dinheiro prontamente disponível na economia- avançou a uma taxa anual de 2,8 por cento em fevereiro, ante 2,5 por cento em janeiro. Pesquisa da Reuters apontava para uma leitura de 2,4 por cento.

Os dados sobre os empréstimos, divulgados nesta quarta-feira, foram um golpe para os esforços do BCE de desobstruir os sistema bancário com suas operações de financiamento de três anos -ou LTROS- e encorajar um aumento dos empréstimos às empresas, que têm enfrentado a escassez de fundos de investimento.

O economista da Global Insight Howard Archer afirmou que a queda nos empréstimos a empresas e a estabilização do dado sobre as famílias “alimenta a preocupação de que os 489 bilhões de euros emprestados aos bancos europeus pelo BCE em um leilão ilimitado de três anos em dezembro não impulsionou os empréstimos ao setor privado -pelo menos até agora.”

O BCE abasteceu o sistema financeiro com 489 bilhões de euros de fundos baratos de três anos na primeira das duas operações no final do ano passado, adicionando outros 530 bilhões de euros na segunda operação, em 29 de fevereiro.

Os dados de empréstimos em fevereiro não mostraram o impacto da segunda operação, disse Archer.
“Não esperamos mais que o BCE reduza as taxas de juros, embora acreditemos que existam condições para que o BCE faça isso, dada a possibilidade bastante real de que a zona do euro tenha contração do Produto Interno Bruto (PIB) tanto no primeiro quanto no segundo trimestre deste ano.”

DÍVIDA SOBERANA

O presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou na segunda-feira que os empréstimos de três anos tiveram o objetivo de impedir uma restrição do crédito, e não de dar suporte aos mercados de dívida soberana.
Entretanto, os dados do BCE mostraram que bancos espanhóis e italianos elevaram suas compras mensais de títulos do governo em fevereiro.

Os novos dados, que capturaram o período anterior à segunda injeção de dinheiro do BCE, mostraram que bancos italianos elevaram suas posições em títulos emitidos pelos governos da zona do euro em um recorde de 23 bilhões de euros, elevando o total para 301,6 bilhões de euros.

Já os espanhóis elevaram suas posições em 15,7 bilhões de euros. Apesar de a alta ter ficado abaixo dos 23 bilhões de euros de janeiro, o movimento deixou a posição total dos bancos em um recorde de 245,8 bilhões de euros.
(Reportagem de Paul Carrel, com reportagem adicional de Marc Jones, Sakari Suoninen e Eva Kuehnen)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/bancos-usam-dinheiro-bce-para-t%C3%ADtulos-e-emprestam-114327810.html

Tagged with: , , , ,

Comentários desativados em Bancos usam dinheiro do BCE para títulos e emprestam menos

%d blogueiros gostam disto: