Clipping de Relações Internacionais

Esforços dos EUA para negociar com Talibã falharam, diz grupo

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 26/03/2012

CABUL, 25 Mar (Reuters)

Os esforços de negociação dos Estados Unidos com o Talibã falharam e as Nações Unidas precisam assumir a liderança para aumentar as chances de encerrar um período de quase 11 anos de guerra, disse na segunda-feira (no Afeganistão) um grupo de resolução de conflitos.

Em um duro golpe para as esperanças de um acordo para o fim da guerra, o Talibã suspendeu as conversas com os Estados Unidos duas semanas atrás, depois de um massacre em que 17 civis foram mortos por um solitário soldado norte-americano e exemplares do Alcorão foram queimados em uma base da Otan no mês passado.

“Os esforços dos Estados Unidos para negociar com o Talibã até o momento falharam, e correm o risco de se desestabilizar ainda mais o país e a região, e por isso nós chamamos o Secretário Geral das Nações Unidas a intervir e escolher uma equipe de negociadores”, afirmou Candace Rondeaux, analista-sênior do International Crisis Group (ICG).

Em um relato de 51 páginas, ele afirmou que os efeitos do apoio internacional para as negociação elevaram “incentivos a destruidores… que agora reconhecem que a mais urgente prioridade da comunidade internacional é sair do Afeganistão, com ou sem acordo”.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/esfor%C3%A7os-dos-eua-para-negociar-com-talib%C3%A3-falharam-205146552.html

Tagged with: , , , ,

Comentários desativados em Esforços dos EUA para negociar com Talibã falharam, diz grupo

%d blogueiros gostam disto: