Clipping de Relações Internacionais

Violência na Síria já matou 6.200, dizem ativistas

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 23/12/2011

BEIRUTE (Reuters)

Mais de 6.200 pessoas, incluindo centenas de menores de idade, morreram nos últimos meses em meio à repressão do governo sírio contra o movimento pró-democracia, disse nesta quinta-feira o grupo britânico de direitos humanos Avaaz.

A Síria enfrenta um crescente isolamento internacional devido à repressão aos protestos dos últimos nove meses contra o presidente Bashar al-Assad, que são parte da onda regional de rebeliões conhecida como Primavera Árabe.

O governo sírio diz estar enfrentando “terroristas” patrocinados pelo exterior, e na quinta-feira disse que mais de 2.000 soldados e policiais já foram mortos.

O Avaaz afirmou ter recolhido evidências sobre a morte de mais de 6.237 civis, militares e policiais, sendo 617 deles sob tortura. Pelo menos 400 mortos são crianças e adolescentes, acrescentou a entidade.

A estimativa mais recente da Organização das Nações Unidas falava em cerca de 5.000 mortos por causa do conflito. O Avaaz disse também que 69 mil pessoas foram detidas desde o início da rebelião, em março, mas que cerca de 32 mil já foram soltas.

“Ninguém pode fazer vista grossa ao show de horrores na Síria … Um em cada 300 sírios foi morto ou preso”, disse Ricken Patel, diretor-executivo do Avaaz, em nota.

“O mundo tem uma escolha: se coloca à parte enquanto uma brutal guerra civil rasga o país, ou intensifica a pressão pela saída de Assad.”

(Reportagem de Erika Solomon)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/viol%C3%AAncia-na-s%C3%ADria-j%C3%A1-matou-6-200-dizem-210943473.html

 

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Violência na Síria já matou 6.200, dizem ativistas

%d blogueiros gostam disto: