Clipping de Relações Internacionais

Cabo submarino vai ligar Brasil e Angola

Posted in Américas, África, Ciência & Tecnologia, Regiões by Rodrigo Felismino on 19/12/2011

Valor Econômico – 19/12/2011

A Telebrás e a Angola Cables anunciaram, na sexta-feira, um acordo para implementar um cabo submarino de 6 mil km ligando Fortaleza a Luanda, em Angola. O valor do projeto e o formato da sociedade entre as duas companhias não foram revelados.

Segundo comunicado da Telebrás, o acordo foi assinado pelo presidente da estatal brasileira, Caio Bonilha, e um representante da Angola Cables. A ideia é que o cabo submarino comece a operar no primeiro semestre de 2014. Está prevista para março do ano que vem a contratação da empresa responsável pela construção.

A Telebrás estima que a infraestrutura reduzirá em 80% o custo de saída de internet do Brasil e de outros países da América do Sul para a Ásia e a África. Hoje, esse tráfego tem de passar pelos Estados Unidos e pela Europa.

Em novembro, a Telebrás também firmou acordo com a Embraer para desenvolver um satélite para a União.

Reativada em 2010, a Telebrás ainda não gera receitas. O governo prometeu fazer aporte de R$ 300 milhões na empresa – que fechou setembro com quase R$ 480 milhões em prejuízos acumulados.

Autor(es): Por Talita Moreira | De São Paulo

Disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/12/19/cabo-submarino-vai-ligar-brasil-e-angola. Acesso em: 19/12/2011.

Comentários desativados em Cabo submarino vai ligar Brasil e Angola

%d blogueiros gostam disto: