Clipping de Relações Internacionais

Islândia avança em conversas sobre adesão à UE

Posted in Europa, Organizações Internacionais & Regionais, Política & Política Externa by Emilia C. de Paula on 12/12/2011

BRUXELAS – Reuters – 12/12/11.

A Islândia deu um passo adiante em suas negociações de adesão à UE nesta segunda-feira com a aprovação de ministros à conclusão provisória das conversas em mais quatro áreas, informou a UE em comunicado.

 

O bloco de 27 países também iniciou conversações em mais um dos 25 “capítulos” de políticas em que as negociações devem ser finalizadas para adequar a legislação nacional da Islândia à da UE e tornar o país elegível para se unir ao bloco.

 

O progresso na segunda-feira significa que a Islândia agora completou provisoriamente as negociações em oito áreas de política, e iniciou conversas em outras três.

 

Os capítulos finalizados na segunda-feira cobriam Direito de Sociedade; Empresa e Indústria, Redes Transeuropeias – com relação à infraestrutura – e Direitos Fundamental e Judiciário. A Islândia havia finalizado as conversas provisórias sobre o Livre Movimento de Trabalhadores e sobre a Lei de Propriedade Intelectual em 19 de outubro.

 

A Islândia também iniciou conversas sobre as Provisões Orçamentárias e Financeiras na segunda-feira, mas um comunicado da UE disse que era preciso mais progresso no reforço de sua capacidade administrativa antes que este capítulo possa ser provisoriamente encerrado.

 

“A reunião de hoje marcou outro passo significante nas negociações com a Islândia e a UE cumprimentou a Islândia pelo progresso feito este ano”, disse o comunicado.

 

A nação-ilha de 320.000 pessoas iniciou as negociações para sua adesão a UE em junho.

 

A Islândia foi para as conversas bem preparada porque já pertence às zonas europeias que permitem o livre comércio e viagens sem restrições, o que a diferencia de outros candidatos a membros do bloco nos Bálcãs, que precisam fazer reformas mais fundamentais para se qualificarem.

 

O processo, no entanto, ainda pode levar anos, e a Islândia enfrenta possíveis dificuldades por sua dívida e pelas cotas de pesca e o acesso para investidores estrangeiros ao mercado do país.

 

Durante anos a Islândia rejeitou a possibilidade de se unir à União Europeia, candidatando-se apenas em 2009, buscando a estabilidade de membro do bloco quando a crise financeira mundial devastou seu sistema bancário.

 

Mas o entusiasmo popular à medida foi atingido por uma disputa com a Grã-Bretanha e a Holanda sobre dívidas relacionadas ao colapso bancário.

 

(Reportagem de David Brunnstrom)

Disponível em:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE7BB04U20111212?sp=true

Comentários desativados em Islândia avança em conversas sobre adesão à UE

%d blogueiros gostam disto: