Clipping de Relações Internacionais

Geração de energia é pauta da VII Reunião de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França

Posted in Américas, Energia & Recursos, Europa, Política & Política Externa by Isel Talavera on 28/11/2011

Brasil – Correa Neto – 24/11/11.

 Infraestrutura e Integração foi o primeiro painel a ser apresentado no início dos trabalhos da VII Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França (CMT), na manhã desta quinta-feira, 24, no Ceta Ecotel. A geração de energia no Brasil, com possibilidade de exportação para a França, foi um dos pontos abordados pela equipe brasileira, sob a coordenação do governador do Estado Amapá, Camilo Capiberibe, com participação do ministro Santiago Mourão, diretor do Departamento da Europa – Ministério das Relações Exteriores.

O presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), José Ramalho, falou sobre “Energia e interconexões energéticas”, abordando as perspectivas de geração de energia do lado brasileiro, especificamente no município de Oiapoque.

Segundo Ramalho, atendendo a legislação do setor elétrico nacional, a CEA indicou para a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no início de 2011, o empreendimento PCH Salto Cafesoca como projeto de referência para atendimento ao sistema de Oiapoque. Ele explicou que essa é a alternativa que trará os maiores benefícios ao mercado consumidor no curto prazo.

Para médio e longo prazo, o presidente disse que existe a perspectiva de investimentos na construção de uma linha de transmissão em 138 Kv, no trecho Tartarugalzinho/Oiapoque, com 341 km de extensão. Com isso, haverá a interligação do norte do Estado ao sistema elétrico estadual e nacional, com a chegada do Linhão de Tucuruí.

O deputado federal Bala Rocha confirmou a existência de uma emenda da Bancada Federal do Amapá para o PPA, que contempla a construção dessa linha de transmissão até Oiapoque. O parlamentar disse que a situação está bem encaminhada e que está dependendo da França demonstrar interesse em comprar a energia gerada no Brasil.

A delegação da França disse ter interesse numa provável compra de energia para a Guiana Francesa. Os parlamentares europeus também demonstraram preocupação com a questão ambiental em relação a PCH Salto Cafesoca.

O governador Camilo Capiberibe foi enfático em afirmar a rigidez da legislação ambiental brasileira. “Podemos trabalhar em conjunto para dar tranquilidade aos dois lados”, afirmou acrescentando que o Amapá está trabalhando na mudança da energia térmica para a gerada por hidrelétrica, ambientalmente mais correta.

Encerrando o tema energia, o presidente Ramalho anunciou o investimento com recursos conseguidos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as obras de ampliação e reforma da rede de distribuição de energia de Oiapoque. “Serão investidos mais de R$ 3 milhões, incluindo a construção de uma nova subestação, que vai garantir serviços de qualidade para a população”, finalizou.

Gilvana Santos/CEA

Disponível em: http://www.correaneto.com.br/site/?p=17489 Acesso em: 26-11-11

Comentários desativados em Geração de energia é pauta da VII Reunião de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França

%d blogueiros gostam disto: