Clipping de Relações Internacionais

Imprecisões dificultam acordo anti-drogas Bolívia-EUA-Brasil

Posted in Américas, Política & Política Externa by Isel Talavera on 20/11/2011

América – AFP – 20/11/11.

Imprecisões na redação referentes ao papel protagônico do Estado boliviano no combate às drogas dificultam a assinatura dos memorandos de entendimento entre Bolívia, Estados Unidos e Brasil para controlar os cultivos excedentes de coca, disse neste domingo o Governo boliviano.

“A redação do acordo tem que melhorar, para que de maneira alguma se possa entender que isso afeta as políticas públicas de luta contra as drogas lideradas pelo Estado boliviano, sob controle do Estado boliviano, um controle total e absoluto”, declarou o ministro de Governo (Interior) Wilfredo Chávez à rede Erbol.

“Não deve haver palavra alguma, conceito algum que possa de alguma maneira ser mal entendido, seja em termos jurídicos, ou inclusive em termos midiáticos. Cuidando disso, estamos trabalhando neste documento”, acrescentou.

A assinatura do acordo foi adiada duas vezes na semana passada e ainda não tem uma nova data confirmada.

O projeto piloto consiste no controle da erradicação de cultivos excedentes de coca, que inclui também a modernização das instituições estatais ligadas ao combate ao narcotráfico.

A iniciativa permitirá contar com informação “em tempo real sobre os hectares de coca erradicados”, explicou o vice-ministro de Defesa Social, Felipe Cáceres.

Segundo as Nações Unidas, a Bolívia conta com 31.000 hectares de plantações de coca, das quais apenas 12.000 são reconhecidas como legais para usos tradicionais, como infusão, mastigação e rituais religiosos andinos.

O acordo será assinado depois que a Bolívia normalizou suas relações com os Estados Unidos, após três anos de distanciamento marcado pela expulsão em 2008 da agência antidrogas DEA e do embaixador americano, acusados de apoiar um suposto complô contra o governo Evo Morales.

Bolívia e Brasil assinaram no início deste ano um acordo bilateral para controlar o tráfico de drogas com aviões não tripulados brasileiros.

Disponível em:  http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5479468-EI8140,00-Imprecisoes+dificultam+acordo+antidrogas+BoliviaEUABrasil.html Acesso em: 20-11-11

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Imprecisões dificultam acordo anti-drogas Bolívia-EUA-Brasil

%d blogueiros gostam disto: