Clipping de Relações Internacionais

Enviado da ONU pressiona por transferência de poder no Iêmen

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 10/11/2011

SANAA (Reuters)

Um enviado especial da ONU voltou nesta quinta-feira ao Iêmen para uma nova tentativa de convencer o presidente Ali Abdullah Saleh a entregar o poder, conforme prevê um plano do Conselho de Cooperação do Golfo. Após meses de relutância, há sinais de que Saleh estaria mais disposto a ceder.

Autoridades disseram que o enviado Jamal Benomar irá se reunir com o vice-presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi e com líderes da oposição para tentar finalizar o acordo. Saleh, no poder há 33 anos, enfrenta desde fevereiro uma onda de protestos exigindo a sua renúncia.

“O importante é que precisamos de ações em vez de palavras para completar o processo”, disse o embaixador britânico no Iêmen, Jonathan Wilks, em entrevista publicada no site oposicionista Al Sahwa. Ele acrescentou que 90 por cento das divergências entre a oposição e o partido de Saleh já foram resolvidas.

Em três ocasiões Saleh admitiu deixar o cargo, atendendo à pressão dos ricos vizinhos do Golfo. Mas sempre recuou de última hora, e diplomatas já o alertaram a não fazer mais isso.

“Se não tivermos sucesso em finalizar as negociações em torno da iniciativa do Golfo e entrar em um período de transição, começarão as discussões sobre os próximos passos, incluindo sanções”, disse Wilks.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/enviado-da-onu-pressiona-por-transfer%C3%AAncia-poder-no-120123765.html;_ylt=AsaikH9xWx8rNWi2lrzOLWMKs8B_;_ylu=X3oDMTNyMWI3azJwBG1pdANKdW1ib3Ryb24gTXVuZG9TRgRwa2cDZGZiMjQzM2ItNGZlMi0zMjg2LThlNjEtNjkxYmMwM2IxNGNiBHBvcwMxBHNlYwNqdW1ib3Ryb24EdmVyA2Q2NDU3NjAwLTBiOTMtMTFlMS1iZDZmLTcxMGM1ZDliODMyNg–;_ylg=X3oDMTFqdGZqcjJiBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucw–;_ylv=3

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Enviado da ONU pressiona por transferência de poder no Iêmen

%d blogueiros gostam disto: