Clipping de Relações Internacionais

Unesco/Palestina: ‘quem votou sim terá menos influência’ (embaixador israelense)

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 31/10/2011

Os países que, como a França, apoiaram o pedido de adesão da Palestina na Unesco, verão sua influência sobre Israel enfraquecer, afirmou nesta segunda-feira o embaixador israelense, Nimrod Barkan.
“Isto vai enfraquecer a capacidade deles de influenciar na posição de Israel”, principalmente em relação ao processo de paz, disse à AFP.

Os países que votaram sim “adotaram uma versão de ficção científica da realidade ao admitirem um Estado que não existe nesta organização encarregada da ciência… A Unesco deve se preocupar com a ciência e não com a ficção científica”, acrescentou.

A resolução que aceitou a Palestina como membro da Unesco foi aprovada com 107 votos a favor, 14 contra e 52 abstenções, durante a Conferência Geral da organização da ONU responsável pela ciência, cultura e educação.
A surpresa veio da França que, após fazer várias considerações, finalmente se pronunciou em favor da admissão da Palestina.

“A Unesco, não é o local e nem o momento. Tudo deve acontecer em Nova York”, dizia até sexta-feira o porta-voz do Ministério francês das Relações Exteriores, Bernard Valero, justificando que a admissão na Unesco não poderia preceder a votação do pedido de adesão na ONU apresentado pelos palestinos no dia 23 de setembro.
Paris justificou nesta segunda-feira seu voto surpresa. “Hoje, a questão apresentada era para saber se a comunidade internacional responderia sim ou não ao pedido de adesão palestino na Unesco”, afirmou Bernard Valero.

“A partir deste momento, devemos assumir a responsabilidade e responder sobre o mérito. E sobre este mérito, a França diz que sim, a Palestina tem o direito de se tornar membro da Unesco, desta organização cuja missão é trabalhar para a generalização de uma cultura de paz dentro da comunidade internacional”, concluiu.

Disponível em:http://br.noticias.yahoo.com/unesco-palestina-votou-sim-ter%C3%A1-influ%C3%AAncia-embaixador-israelense-143711204.html;_ylt=Ak8NfTt9P9_CppjR.UvyBFMKs8B_;_ylu=X3oDMTNyZm5rY3VtBG1pdANUb3BTdG9yeSBNdW5kb1NGBHBrZwMzMWM4MGQ5OS05MGU4LTM4YTItYmY0My0xNzA0NmU0NDllNjUEcG9zAzEyBHNlYwN0b3Bfc3RvcnkEdmVyA2Y1YTUxMDAwLTAzY2QtMTFlMS05ZGJkLWEyZmRiZjA1ZGIxYw–;_ylg=X3oDMTFqdGZqcjJiBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucw–;_ylv=3

Comentários desativados em Unesco/Palestina: ‘quem votou sim terá menos influência’ (embaixador israelense)

%d blogueiros gostam disto: