Clipping de Relações Internacionais

Tunísia emite mandado de prisão para viúva de Arafat

Posted in Economia, Comércio & Finanças, Oriente Médio by Nejme Joma on 31/10/2011

TÚNIS (Reuters)

Autoridades da Tunísia emitiram um mandado internacional de prisão para Suha Arafat, viúva do líder palestino Yasser Arafat, como parte de uma investigação de corrupção envolvendo a família da ex-primeira-dama tunisiana, disse o Ministério da Justiça nesta segunda-feira.

Suha Arafat costumava passar grande parte de seu tempo na Tunísia e durante muitos anos era próxima da esposa do ex-presidente Zine al-Abidine Ben Ali, que foi obrigado a fugir do país após a revolução de janeiro.

“A Tunísia emitiu um mandado de prisão contra a sra. Arafat por suspeita de envolvimento em casos de corrupção financeira com a família da esposa de Ben Ali”, disse Shokri Nafti, porta-voz do Ministério da Justiça.

A família Arafat estabeleceu laços com a Tunísia durante o período em que a Organização pela Libertação Palestina (OLP) estava exilada e montou uma sede em Túnis, nos anos 1980 e início dos anos 1990.

Depois da morte do líder palestino em 2004, sua viúva recebeu um passaporte tunisiano e foi vista frequentemente na Tunísia ao lado da esposa de Ben Ali, Leila Trabelsi, ex-cabeleireira cujos parentes passaram a controlar grande parte da economia.

Suha Arafat teve a nacionalidade tunisiana retirada e foi deportada em 2007 depois de um desentendimento com Leila Trabelsi.
Desde a revolução tunisiana, que desencadeou as revoltas da “Primavera Árabe” na região, promotores têm perseguido dezenas de pessoas ligadas à ex-primeira-dama por acusações de corrupção.

Os tribunais também condenaram à revelia Ben Ali e sua esposa, por roubo, porte de armas e drogas, e corrupção. Os advogados de Ben Ali negam as acusações.
(Reportagem de Tarek Amara)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/tun%C3%ADsia-emite-mandado-pris%C3%A3o-para-vi%C3%BAva-arafat-144417589.html;_ylt=Aonop4WWC8m2606.OGVo9icKs8B_;_ylu=X3oDMTNxYjEyM2ZxBG1pdANUb3BTdG9yeSBNdW5kb1NGBHBrZwM5OGU1ZTkyZi00YTJlLTM2ZWMtOTQyMi1hMzUxNTIyY2Y5MmQEcG9zAzkEc2VjA3RvcF9zdG9yeQR2ZXIDMTIxMDU3ODAtMDNjZi0xMWUxLTkzZmYtYjE1OWExOTJmY2Uz;_ylg=X3oDMTFqdGZqcjJiBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucw–;_ylv=3

Comentários desativados em Tunísia emite mandado de prisão para viúva de Arafat

%d blogueiros gostam disto: