Clipping de Relações Internacionais

China nega ter interferido em satélites dos EUA

Posted in Américas, Meio-Ambiente by Nejme Joma on 31/10/2011

PEQUIM (Reuters)

O governo chinês rejeitou nesta segunda-feira a acusação feita por uma comissão norte-americana de que a China teria interferido em satélites de monitoramento ambiental dos EUA.

Pelo menos dois satélites desses sofreram interferências em quatro ou mais ocasiões em 2007 e 2008, por meio de uma base terrestre na Noruega. Segundo relatório enviado ao Congresso pela Comissão de Revisão Econômica e de Segurança EUA-China, os militares chineses são os principais suspeitos disso.

O texto admite que não há ligação direta dos incidentes com a China, mas o país comunista é citado “porque as técnicas parecem consistentes com escritos autorizados dos militares chineses” relacionados a neutralizar satélites em caso de conflito.

Hong Lei, porta-voz da chancelaria chinesa, disse que a comissão dos EUA “sempre viu a China por meio de lentes coloridas”. “Esse relatório é inverídico e tem segundas intenções. Nem vale a pena comentar”. acrescentou.

O porta-voz reiterou que a China “também é vítimas de ataques de hackers, e vai se opor a qualquer forma de crime cibernético, inclusive o hackeamento”.

Os ataques cibernéticos se somam a uma longa lista de atritos entre EUA e China, que incluem também questões de direitos humanos, política cambial e as relações com Taiwan.
(Reportagem de Sui-Lee Wee)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/china-nega-ter-interferido-em-sat%C3%A9lites-dos-eua-124819614.html;_ylt=AoD45vv596oRQEEOWIKyYMMKs8B_;_ylu=X3oDMTNyc2NkaWlrBG1pdANKdW1ib3Ryb24gTXVuZG9TRgRwa2cDZjUyZjE5ZGItOTYwMC0zYTQyLTgxNzUtMGNjNjRhZjBhNmFiBHBvcwMxBHNlYwNqdW1ib3Ryb24EdmVyA2ZlZGZiOTkwLTAzYmUtMTFlMS1iZWQ5LWM4ZWJlZmI2NmExNQ–;_ylg=X3oDMTFqdGZqcjJiBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucw–;_ylv=3

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em China nega ter interferido em satélites dos EUA

%d blogueiros gostam disto: