Clipping de Relações Internacionais

Rede ‘pequena’ de corporações controla economia global, diz pesquisa

Posted in Economia, Comércio & Finanças, Regiões by Nejme Joma on 26/10/2011

A economia global é comandada por uma “superentidade” formada por uma rede de relativamente poucas corporações transnacionais, cuja relação estreita de propriedade entre si traz riscos à estabilidade do sistema econômico mundial, segundo estudo realizado por cientistas com base na Suíça.

A pesquisa, feita por especialistas do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, com sede em Zurique, e que será publicada na revista científica PloS ONE, usou métodos de análise de sistemas complexos para estudar 43.060 multinacionais, a partir de uma base de dados de 37 milhões de empresas e investidores de todo o mundo, datada de 2007.

Das corporações estudadas, os cientistas criaram um modelo a partir das participações acionárias das empresas entre si, somadas a seus lucros operacionais. Assim, os pesquisadores chegaram a um “núcleo” de 1.318 corporações que possuem no mínimo duas outras – embora elas tivessem, em média, elos com 20 outras empresas.

Essa rede de 1.318 companhias, de acordo com a pesquisa, possuía a maior parte das ações de empresas de alta confiabilidade e lucratividade (conhecidas como ações blue chip) e de manufatura do mundo, que representam cerca de 60% dos lucros operacionais globais.

A maioria das corporações que compõem este grupo é formada por bancos. Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha são os países com o maior número de empresas nesta lista, seguidos por França, Espanha e Itália. O banco Bradesco é a única empresa brasileira que está neste núcleo.

Rede restrita de corporações

Ao estreitar ainda mais a rede de propriedade das corporações, os cientistas encontraram uma “superentidade” formada por 147 empresas que possuem parte ou a totalidade da propriedade umas das outras. Segundo o estudo, esta “superentidade”, embora represente menos de 1% das multinacionais do mundo, comanda 40% da riqueza gerada pelas outras 42.913.

Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/10/111024_rede_corporacoes_rp.shtml

Comentários desativados em Rede ‘pequena’ de corporações controla economia global, diz pesquisa

%d blogueiros gostam disto: