Clipping de Relações Internacionais

Taiwan quer acordo de paz com a China dentro de dez anos

Posted in Ásia & Oceania, Paz & Conflito by Nejme Joma on 17/10/2011

TAIPÉ (Reuters) –

Taiwan cogita assinar um acordo de paz com a China dentro de dez anos, desde que o povo taiwanês concorde e haja suficiente confiança mútua, disse o presidente Ma Ying-jeou nesta segunda-feira.

Taiwan e China se separaram em 1949, quando nacionalistas chineses se refugiaram na ilha, fugindo da revolução comunista. A China ainda hoje considera Taiwan como uma “província rebelde,” e não descarta o uso da força para recuperá-la.

Houve uma reaproximação depois da posse de Ma, em 2008, mas ainda há tensões militares, e o presidente taiwanês, candidato à reeleição em janeiro, sofre pressão para adotar uma posição mais rígida frente a Pequim.

“Sob as condições de um alto nível de consenso entre o povo de Taiwan e de suficiente confiança entre os dois lados, consideraríamos um tratado de paz com a China dentro de dez anos”, disse Ma a jornalistas.
O governo diz que a atual aproximação com a China continental é economicamente benéfica e contribui para a paz. Já a oposição afirma que essa política dá influência demais a Pequim e seria o primeiro passo para uma reunificação.

Na semana passada, durante as celebrações do centenário da rebelião que derrubou o regime imperial chinês, o governo chinês alertou Taiwan a não declarar oficialmente a independência e defendeu a “reunificação por meios pacíficos”.
Ma por sua vez pediu à China que adote a democracia e a liberdade, e “encare a existência” de Taiwan.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/taiwan-quer-acordo-paz-com-china-dentro-dez-130843509.html;_ylt=ApJURICc1NEroVg3Awmvc2EKs8B_;_ylu=X3oDMTNyNWxmdTg2BG1pdANKdW1ib3Ryb24gTXVuZG9TRgRwa2cDZGEyNDFmNzktYzg5ZS0zNTUyLWFkNTktNjI1NmZjMGNlMzc1BHBvcwMxBHNlYwNqdW1ib3Ryb24EdmVyAzlkNTI1NGIwLWY4YzEtMTFlMC1hN2FkLWI5ZTMyOTFiYTc2OA–;_ylg=X3oDMTFqdGZqcjJiBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucw–;_ylv=3

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Taiwan quer acordo de paz com a China dentro de dez anos

%d blogueiros gostam disto: