Clipping de Relações Internacionais

Europa dá 2 semanas para acordo anticrise, diz jornal

Posted in Economia, Comércio & Finanças, Europa by Nejme Joma on 11/10/2011

Os líderes da União Europeia (UE) deram-se um prazo de duas semanas para fechar um acordo abrangente em torno de medidas para lidar com a crise da dívida da zona do euro, informou hoje o jornal britânico Financial Times. Fontes graduadas disseram ao jornal que o acordo incluiria uma decisão definitiva sobre o resgate da Grécia e uma nova estratégia para recapitalizar os bancos europeus.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmou que os líderes vão se reunir em 23 de outubro para finalizar uma “estratégia abrangente”, possibilitando que a Europa apresente seu plano para restaurar a confiança no euro durante a reunião do G-20 em 3 e 4 de novembro.

De acordo com as autoridades europeias entrevistadas pelo Financial Times, a Grécia continua a ser o assunto mais polêmico, com um grupo de países credores liderado pela Alemanha pressionando pela revisão da segunda parcela do pacote de socorro, no valor de 109 bilhões de euros, para incluir descontos mais profundos para os detentores de títulos da dívida grega – um plano que enfrenta a resistência da França e de outros que temem a disseminação do pânico pelo sistema financeiro.

Ambos os lados concordaram em esperar um relatório da chamada “troica” de credores internacionais da Grécia antes de decidir sobre como proceder, disseram os funcionários europeus. Os negociadores da troica devem iniciar suas conversas em Atenas nesta terça-feira, mas uma avaliação completa das finanças gregas não deve sair antes do meio da semana que vem, forçando os líderes a adiar para 23 de outubro a reunião que estava prevista para a próxima segunda-feira.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/europa-d%C3%A1-2-semanas-acordo-anticrise-diz-jornal-104300393.html

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Europa dá 2 semanas para acordo anticrise, diz jornal

%d blogueiros gostam disto: