Clipping de Relações Internacionais

SAIBA MAIS-Detalhes dos ganhadores do Nobel de Economia de 2011

Posted in Economia, Comércio & Finanças, Regiões by Nejme Joma on 10/10/2011

(Reuters)

Dois norte-americanos, Thomas Sargent e Christopher Sims, ambos de 68 anos, ganharam o Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas por sua “pesquisa empírica sobre causa e efeito na macroeconomia”, anunciou o comitê do Nobel nesta segunda-feira.

Veja mais alguns fatos sobre os ganhadores:

* THOMAS SARGENT:
— Sargent nasceu em julho de 1943 e se formou bacharel em 1964 na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e tornou-se PhD em 1968 da Universidade Harvard.
— Ele se especializou no campo da macroeconomia, economia monetária e econometria de séries temporais. Ele é conhecido como “um dos líderes da revolução de expectativas racionais” e autor de numerosos artigos que romperam barreiras.
— Em uma série de artigos escritos durante os anos 1970, Sargent mostrou como os modelos macroeconômicos estruturais podem ser construídos, resolvidos e estimados. Sua abordagem acabou sendo particularmente útil na análise de política econômica, mas também é utilizada em outras áreas de macroeconometria e pesquisa econômica.
— Sargent mostrou como a macroeconometria estrutural pode ser utilizada para analisar mudanças permanentes na política econômica. Esse método pode ser aplicado para estudar relações macroeconômicas quando famílias e empresas ajustam suas expectativas simultaneamente com os desenvolvimentos econômicos.
— Atualmente, ele é professor de Economia e Negócios na Universidade de Nova York.

* CHRISTOPHER SIMS:
— Sims nasceu em outubro de 1942 e tornou-se PhD em Economia em 1968 na Universidade de Harvard. Ele foi professor em Harvard, na Universidade de Minnesota, Universidade de Yale e, desde 1999, em Princeton.
— Sims é membro da Academia Nacional de Ciências (desde 1989) e da Academia Americana de Artes e Ciências (desde 1988).
— Em seu artigo “Macroeconomia e Realidade” (1980), Sims introduziu uma nova maneira de analisar dados macroeconômicos. Ele também concordou com Sargent na ênfase da importância das expectativas.
— Sims propôs um novo método de identificar e interpretar choques econômicos em dados históricos e analisar como tais choques são gradualmente transmitidos para diferentes variáveis econômicas.
— Sims desenvolveu um método baseado na chamada auto-regressão vetorial para analisar como a economia é afetada por mudanças temporárias na política econômica e outros fatores.
— Atualmente, ele é Professor de Economia e Bancos na Universidade Princeton.
(Reportagem de David Cutler)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/saiba-mais-detalhes-dos-ganhadores-nobel-economia-2011-125814829.html;_ylt=AsKsG5vicAZzQ3yGfqPhky0Ks8B_;_ylu=X3oDMTNxYTVlNjJ1BG1pdANUb3BTdG9yeSBNdW5kb1NGBHBrZwM5OGRmMGRkYi03NTgxLTNlMzQtODY2Mi1hYWRiYTdjMGIxMjUEcG9zAzEEc2VjA3RvcF9zdG9yeQR2ZXIDYzkwMzQ5YzAtZjMzZi0xMWUwLWE1ZWItYTI2YmUzZmQxZGU1;_ylg=X3oDMTFqdGZqcjJiBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucw–;_ylv=3

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em SAIBA MAIS-Detalhes dos ganhadores do Nobel de Economia de 2011

%d blogueiros gostam disto: