Clipping de Relações Internacionais

Entrada da Rússia na OMC está ameaçada por veto da Geórgia

Posted in Organizações Internacionais & Regionais, Rússia & Ásia Central by Emilia C. de Paula on 08/10/2011

TBILISI – Reuters – 08/10/11.

As conversações entre os rivais Geórgia e Rússia sobre a tentativa de Moscou de adesão à Organização Mundial do Comércio (OMC) terminaram sem acordo no sábado. A Geórgia disse que iria bloquear a entrada da Rússia, a menos que Moscou mudasse sua posição.

 

O fracasso em resolver a disputa iniciada na guerra de 2008 entre os vizinhos ex-soviéticos mina as chances da Rússia de aderir à OMC neste ano, uma meta estabelecida por Moscou e pelos Estados Unidos, e pode piorar as relações da Rússia com o Ocidente.

 

“As negociações acabaram e podemos dizer que entraram em colapso, terminaram sem qualquer resultado,” disse o vice-chanceler georgiano Sergi Kapanadze, chefe da delegação de seu país nas negociações na Suíça, em entrevista à Reuters por telefone.

 

Como a OMC, um grupo de comércio de 153 países, toma decisões por consenso, a Geórgia – um país pró-Ocidente, aspirante a integrar a Otan – tem um poder de veto efetivo sobre a adesão da Rússia.

 

Kapanadze disse que o ponto de discórdia foi a recusa da Rússia em abrir acesso para a Geórgia a informações sobre o comércio nas regiões separatistas georgianas da Ossétia do Sul e da Abkhazia, que Moscou reconhece como nações independentes desde a guerra de cinco dias.

 

“A Geórgia não pode dar o seu consentimento à entrada da Rússia na OMC até que a Rússia mude sua posição sobre o comércio dentro dos territórios ocupados,” Kapanadze disse, referindo-se às duas regiões, onde a Rússia mantém forças militares consideráveis.

 

Kapanadze disse que as conversações foram a última rodada marcada “e não vemos qualquer sentido em negociar apenas por negociar.” Mas uma fonte russa a par das negociações disse que havia um acordo para retomar as conversas em 17 de outubro.

 

A Rússia é, de longe, a maior economia fora da OMC e tem buscado a adesão à entidade há 18 anos.

 

A Geórgia suspendeu as conversações da OMC com a Rússia em abril de 2008, depois que o Kremlin ordenou o levantamento das sanções econômicas contra a Abkhazia e Ossétia do Sul em preparação para a guerra em agosto daquele ano.

Disponível em:

http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE79707H20111008

Tagged with: , , ,

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Larissa said, on 08/10/2011 at 21:58

    A Russia poderia ter (e está tendo) dificuldades nas negociações preliminares, mas entendo que a Reuters se equivocou quanto ao poder de veto da Geórgia, pois para a entrada de novo membro na OMC o processo de decisão não é por consenso, mas por votação (maioria qualificada de 2/3).

  2. Peter said, on 18/10/2011 at 7:20

    Una insignificante nacion” Criminosa” Georgia dan direito de Veto contra Nacion gigante Rusia es inimaginable;quien esta comandando esta OMG=
    USA !!!!!! esta todo esclarecido???????????????????????????????????????????????????????????????????


Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: