Clipping de Relações Internacionais

China alerta para guerra comercial se EUA aprovarem lei do iuan

Posted in Américas, Ásia & Oceania, Economia, Comércio & Finanças by Nejme Joma on 04/10/2011

PEQUIM (Reuters)

A China alertou os Estados Unidos nesta terça-feira de que a aprovação de uma lei para obrigar Pequim a permitir a valorização de sua moeda pode causar uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

O banco central chinês e os ministros de Comércio e de Relações Exteriores acusaram Washington de “politizar” questões cambiais e colocar a economia global em risco, depois que senadores norte-americanos votaram na segunda-feira para começar uma semana de debates sobre a lei.
Pequim fez comentários parecidos no ano passado, depois que a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou uma lei cambial que acabou não progredindo no Congresso.

A votação do Senado abriu uma semana de debates sobre o Ato para Reforma da Supervisão do Câmbio, que permite que o governo dos EUA imponha taxações de compensação em produtos de países que subsidiem suas exportações por meio da desvalorização de suas moedas.

“Usando a desculpa do chamado ‘desequilíbrio cambial’, isso aumentará o problema da taxa de câmbio, adotando uma medida protecionista que gravamente viola regras da OMC e seriamente perturba as relações econômicas e comerciais sino-americanas”, disse o porta-voz do Ministério do Exterior chinês, Ma Zhaoxu, em comunicado publicado no site do governo (www.gov.cn) nesta terça-feira. “A China expressa sua oposição inflexível a isso.”

O BC da China disse em comunicado que a lei não resolve questões subjacentes da economia dos EUA.
“A lei do iuan aprovada pelo Senado dos EUA não resolverá seus problemas, como poupança insuficiente, alto déficit comercial e alta taxa de desemprego, mas pode afetar seriamente todo o progresso da reforma pela China do regime cambial do iuan e pode também levar a uma guerra cambial que nós não gostaríamos de ver.”
O porta-voz do Ministério de Comércio, Shen Danyang, disse que os EUA estão tentando culpar outros por suas próprias falhas.

“Tentar transferir disputas domésticas para outro país é injusto e viola regras internacionais, e a China expressa sua preocupação”, disse ele em comunicado.
(Reportagem adicional de Chris Buckley)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/china-alerta-para-guerra-comercial-se-eua-aprovarem-104137614.html;_ylt=Aj1JfGGz_il5OxjyCKPZ92gKs8B_;_ylu=X3oDMTNycWt0MWFqBG1pdANKdW1ib3Ryb24gTXVuZG9TRgRwa2cDZTg4NzcwMWYtMTJlNy0zMjQxLTk2NzAtNTM3ZTYzOWQ4YjRmBHBvcwMzBHNlYwNqdW1ib3Ryb24EdmVyA2NlMDI1YWMwLWVlNzUtMTFlMC05ZGY1LWI4MjUzYmVjMjk3Mw–;_ylg=X3oDMTFqdGZqcjJiBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucw–;_ylv=3

Comentários desativados em China alerta para guerra comercial se EUA aprovarem lei do iuan

%d blogueiros gostam disto: