Clipping de Relações Internacionais

Caminhão-bomba mata dezenas na capital da Somália

Posted in África, Terrorismo by Nejme Joma on 04/10/2011

MOGADÍSCIO (Reuters)

Rebeldes ligados à Al Qaeda atacaram o coração da capital da Somália com um caminhão-bomba que matou pelo menos 65 pessoas em prédios públicos de Mogadíscio, no mais violento ataque do grupo desde o início da insurgência, em 2007.

Testemunhas disseram ter ouvido uma forte explosão numa área onde há vários prédios governamentais, no bairro K4, onde muitos estudantes faziam um exame nesta terça-feira. A polícia disse que um caminhão explodiu no portão de um complexo que abriga quatro ministério do governo.
“Retiramos 65 corpos e 50 feridos”, disse o coordenador de ambulâncias Ali Muse à Reuters. “Ainda há alguns caídos por lá. A maioria das pessoas tem queimaduras.”

Um repórter da Reuters disse ter visto nove corpos no local, que fica em um bairro controlado por forças do governo e da União Africana. Essa testemunha disse que muitos sobreviventes com queimaduras caminhavam até um hospital próximo, e que a polícia estava tentando retirar estudantes retidos nos escombros dos edifícios.

A Al Shabaab, ligada à Al Qaeda, assumiu a autoria do ataque. O grupo já vinha ameaçando cometer atentados contra prédios públicos desde que seus combatentes deixaram Mogadíscio, no começo de agosto.
“A Al Shabaab realizou esse ataque,” disse à Reuters um porta-voz dos insurgentes. “Nosso alvo foram os ministérios.”
(Reportagem adicional de Mohamed Ahmed)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/caminh%C3%A3o-bomba-mata-dezenas-na-capital-da-som%C3%A1lia-120016398.html;_ylt=Aj5v5pBlUGw1l1r6l.skZ_cKs8B_;_ylu=X3oDMTNxaDgxY2d2BG1pdANUb3BTdG9yeSBNdW5kb1NGBHBrZwMwMWU1YmNkZi1iYThmLTNhN2QtOWNlNC1kMGZjMjRmZGVjMzMEcG9zAzUEc2VjA3RvcF9zdG9yeQR2ZXIDZDEyNTQ0YTAtZWU4MC0xMWUwLTlmZmYtMTM5OTdmOGFmYWVj;_ylg=X3oDMTFqdGZqcjJiBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucw–;_ylv=3

Comentários desativados em Caminhão-bomba mata dezenas na capital da Somália

%d blogueiros gostam disto: