Clipping de Relações Internacionais

Retorno inesperado de Saleh ao Iêmen pode gerar nova violência

Posted in África, Paz & Conflito by Emilia C. de Paula on 23/09/2011

SANAA – Reuters – 23/09/11.

O presidente Ali Abdullah Saleh voltou inesperadamente ao Iêmen nesta sexta-feira depois de passar três meses na Arábia Saudita se recuperando de uma tentativa de assassinato, aumentando o risco de mais violência e de uma guerra civil no país.

 

O retorno de Saleh foi anunciado pela televisão estatal e confirmado pela Reuters, ao som de tiros e explosões que ecoaram pela capital na nação desgovernada da Península Arábica.

 

“Os manifestantes estão muito bravos, pensávamos que ele estava terminado… Veremos grandes multidões hoje de ambos os lados”, disse um manifestante. “Na verdade, eu estou contente que ele está de volta — melhor que tenhamos o regime aqui para derrubar”.

 

O empobrecido país, que abriga um incansável braço da Al Qaeda e que está assolado por insurgências sectárias e separatistas, tem testemunhado maior instabilidade desde o início deste ano, com protestos inspirados pelas revoltas no mundo árabe.

 

A violência na capital Sanaa aumentou bruscamente nesta semana, à medida que tropas legalistas entraram em confronto com forças que apoiam os manifestantes contrários a Saleh. Mais de 100 pessoas morreram nesta semana, aumentando o número de mortos em oito meses de levante para aproximadamente 450.

 

O Iêmen está claramente em um momento crítico. Analistas acreditam que se Saleh tentar se manter no poder, haverá uma guerra no país, mas eles também afirmam que existe uma pequena possibilidade de o presidente renunciar e iniciar um processo de transferência de poder.

 

Saleh anunciou diversas vezes neste ano que concordaria em deixar o poder, mas voltou atrás em todas as ocasiões na última hora.

 

Outros analistas acreditam que a Arábia Saudita, potência regional de maior influência sobre o Iêmen, talvez não teria permitido o retorno de Saleh se um acordo não fosse provável.

 

Diversas informações não-confirmadas foram divulgadas de que Saleh realizaria um discurso ainda nesta sexta-feira. Bombardeios intensos continuaram em alguns bairros de Sanaa, e uma autoridade do Congresso Geral do Povo, partido governista de Saleh, disse que o partido se reuniria nesta sexta-feira.

 

A expectativa é de que manifestantes compareçam em massa às ruas da antiga capital durante as orações desta sexta-feira, exigindo um fim do governo de 33 anos de Saleh.

Disponível em:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE78M02E20110923

 

Tagged with: , ,

Comentários desativados em Retorno inesperado de Saleh ao Iêmen pode gerar nova violência

%d blogueiros gostam disto: