Clipping de Relações Internacionais

Relatório diz que estagnação política ameaça construção de Estado palestino

Posted in Oriente Médio, Política & Política Externa by Nejme Joma on 15/09/2011

Para coordenador especial da ONU, existe abismo entre ganhos feitos pela Autoridade Palestina e entre o processo político.
O coordenador especial das Nações Unidas para o Processo de Paz no Oriente Médio, Robert Serry, afirmou que a estagnação política está ameaçando a construção do Estado palestino.

Robert Serry é coodernador especial da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio

Serry disse que a Autoridade Palestina conquistou avanços em várias áreas de preparação para uma futura nação, mas a falta de progresso político estaria anulando os ganhos.

Proteção Social

O relatório “Construção do Estados Palestino, Uma Conquista em Risco” foi preparado pelo escritório do coordenador, Unsco.
De acordo com um outro documento, divulgado em abril, áreas de governança, estado de direito, educação e cultura, saúde e proteção social entre outras alcançaram avanços.
O relatório deve ser analisado numa reunião, marcada para este domingo em Nova York, de uma comissão de 12 membros. O grupo serve como o principal mecanismo de coordenação política para assistência de desenvolvimento dos povos palestinos.

Robert Serry afirmou que a “realidade mostra que o que pode ser feito é limitado” devido às condições do que ele chamou de “ocupação prologanda”. Ele também disse que não houve um “progresso sério para a solução de dois Estados”, um palestino e outro judaico, vivendo lado a lado pacificamente.

Para o coordenador, um outro problema é a divisão entre os próprios palestinos. Enquanto a Cisjordânia é controlada pela Autoridade Palestina, a Faixa de Gaza é liderada pelo grupo islâmico Hamas.

Disponível em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2011/09/relatorio-diz-que-estagnacao-politica-ameaca-construcao-de-estado-palestino/

Comentários desativados em Relatório diz que estagnação política ameaça construção de Estado palestino

%d blogueiros gostam disto: