Clipping de Relações Internacionais

ONU marca Dia Internacional da Democracia e lembra primavera árabe

Posted in Oriente Médio, Política & Política Externa by Nejme Joma on 15/09/2011

Mudanças políticas no Oriente Médio abriram mensagem da chefe do Progama das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Helen Clark.

Pnud apoia eleições em vários países

As Nações Unidas comemoram neste 15 de setembro o Dia Internacional da Democracia.
Em mensagem sobre a data, a chefe do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, lembrou as revoltas no Oriente Médio e o clamor de milhões de pessoas por “inclusão, liberdade e dignidade”.

Eleitores

Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, disse que mudanças de regimes autoritários para sistemas participatórios levam tempo.
Segundo ela, os países da região devem agora se engajar na construção de novas instituições, da promoção da transparência e da prestação de contas.
Em novembro, 30 milhões de eleitores irão às urnas pela segunda vez na República Democrática do Congo, na África.

Paz e Democracia

Somente o Pnud já dedicou o equivalente a mais de R$ 2,7 bilhões em programas de apoio à governança democrática. A agência participa, em média, a cada 15 dias da organização de uma eleição no mundo.
Ainda nesta quinta-feira, a ONU marcou o Dia Internacional da Paz. A data é comemorada em 21 de setembro.
Mas os eventos em Nova York tiveram de ser antecipados por causa do início dos debates da Assembleia Geral na próxima semana. O tema deste ano é “Paz e Democracia: Faça a Sua Voz Ser Ouvida”.

Participaram da tradicional cerimônia do toque do sino japonês, os embaixadores da paz, o cantor Steve Wonder e o ator Michael Douglas, entre outros.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Disponível em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2011/09/onu-marca-dia-internacional-da-democracia-e-lembra-primavera-arabe/

Comentários desativados em ONU marca Dia Internacional da Democracia e lembra primavera árabe

%d blogueiros gostam disto: