Clipping de Relações Internacionais

Israel reforça presença naval no mar Vermelho

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Lucas S. on 31/08/2011

Reuters – 30/08/2011

Israel anunciou na segunda-feira o envio de dois navios militares adicionais para patrulhar o mar Vermelho, mas negou que isso tenha relação com a repressão egípcia a militantes na península do Sinai.

Uma fonte militar disse que essa mobilização é rotineira, e não quis dizer quais seriam as tarefas dos navios. “Posso confirmar que há duas embarcações no mar Vermelho. Isso não é excepcional”, disse o oficial à Reuters.

O ministro israelense da Frente Doméstica, Matan Vilnai, disse que as forças do seu país estão em alerta elevado no sul de Israel, e que tropas egípcias estão perseguindo homens armados no Sinai.

“Há um alerta muito específico de que uma organização da Jihad islâmica deseja realizar um ataque na fronteira egípcia (…). Deve-se enfatizar que os egípcios também estão agindo”, afirmou.

No dia 18 de agosto, militantes atravessaram a fronteira entre o Egito e o sul de Israel, onde mataram oito israelenses. Israel diz que os militantes haviam ido da Faixa de Gaza para o Sinai, e de lá para Israel. As forças israelenses perseguiram alguns dos militantes até o Sinai, num incidente que resultou na morte de cinco membros das forças egípcias de segurança.

Além disso, Israel matou 15 palestinos em bombardeios de retaliação na Faixa de Gaza, entre eles o comandante de um grupo armado acusado pelos ataques no sul de Israel.

Israel e Egito posteriormente concordaram que o Egito deveria reforçar sua presença militar na desértica península do Sinai.

Acesso: 31/08/2011

Disp.: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE77T0PQ20110830

Comentários desativados em Israel reforça presença naval no mar Vermelho

%d blogueiros gostam disto: