Clipping de Relações Internacionais

Forças de Gaddafi usam míssil de maior alcance, dizem EUA

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 16/08/2011

BENGHAZI, Líbia (Reuters)

Forças leais a Muammar Gaddafi dispararam um míssil Scud pela primeira vez na atual guerra civil, disse uma fonte norte-americana de defesa, depois de avanços rebeldes que cercaram a capital, Trípoli.

Em dois dias, os insurgentes conquistaram duas cidades estratégicas próximas a Trípoli, interrompendo os acessos à cidade e deixando o líder líbio com cada vez menos opções para permanecer no poder, que ocupa há 41 anos.

O míssil Scud foi disparado de um local cerca de 80 quilômetros a leste de Sirte, cidade natal de Gaddafi, e caiu a leste da localidade petrolífera de Brega, que está sob disputa, segundo o funcionário dos EUA.

O míssil caiu no deserto, sem deixar feridos, segundo essa fonte, que pediu anonimato. O governo líbio não se manifestou.
Desde o início do conflito, há seis meses, as forças de Gaddafi usavam foguetes Grad, de curto alcance. Os Scud podem alcançar alvos a até 300 quilômetros.

Na manhã de terça-feira, rebeldes nos arredores da recém-capturada Zawiyah disseram que ainda havia soldados do governo na periferia leste da cidade, fazendo ataques com morteiros, foguetes Grad e franco-atiradores.

Fontes médicas na cidade disseram à Reuters que 20 pessoas, entre rebeldes e civis, foram mortas na segunda-feira, e que mais uma vítima fatal já havia sido registrada na terça-feira.

Disponível em:http://br.noticias.yahoo.com/for%C3%A7as-gaddafi-usam-m%C3%ADssil-maior-alcance-dizem-eua-113158477.html;_ylt=AoTPm5U6WkJy7mHmk00Z2mwKs8B_;_ylu=X3oDMTM1ZTE1NmJsBHBrZwM1YTgxM2VmZC1lNzY4LTNjNjAtYjBjYS1iODNkZTkxZTZhOGEEcG9zAzcEc2VjA3RvcF9zdG9yeQR2ZXIDYTVkYzZjYzAtYzdmYi0xMWUwLTlmN2ItMmU3MmJkOWRkMDNh;_ylg=X3oDMTFwMDZlajN1BGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucwR0ZXN0Aw–;_ylv=3

Comentários desativados em Forças de Gaddafi usam míssil de maior alcance, dizem EUA

%d blogueiros gostam disto: