Clipping de Relações Internacionais

Chanceler turco vai à Síria pedir o fim da violência

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 09/08/2011

BEIRUTE (Reuters)

O chanceler turco, Ahmet Davutoglu, chegou na terça-feira à Síria para transmitir ao presidente Bashar al Assad um recado incisivo sobre a necessidade de conter a violência militar contra manifestantes.

A Turquia, que tem 850 quilômetros de fronteira com a Síria e já construiu no passado uma relação estreita com Assad, tem se mostrado cada vez mais alarmada com o crescente número de mortos nos protestos contra o regime sírio. Entidades de direitos humanos dizem que mais de 1.600 pessoas já foram mortas.

A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, pediu a Davutoglu que reforce a pressão de Washington para que a Síria retire suas tropas das ruas e liberte prisioneiros.

Mas um assessor de Assad disse no fim de semana que a Síria não aceitará interferências nos seus assuntos internos, e criticou a Turquia por ignorar o papel de supostos grupos armados aos quais Damasco atribui os distúrbios dos últimos cinco meses.

“Se Davutoglu vem à Síria transmitir uma mensagem decisiva, vai ouvir palavras ainda mais decisivas em relação à posição da Turquia”, disse Bouthaina Shaaban.

A Anatolian, agência estatal turca de notícias, disse que Davutoglu foi recebido no aeroporto de Damasco por um vice-chanceler sírio e pelo embaixador turco.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/chanceler-turco-vai-%C3%A0-s%C3%ADria-pedir-o-fim-123148912.html;_ylt=AjLY_u0SroHAb.XGj05HvK8Ks8B_;_ylu=X3oDMTM1YnZtY2JpBHBrZwMxNDEwMGMxNi00MDU0LTM4NGEtYjRiYS05NTFlMmU1YzQ2MzMEcG9zAzEEc2VjA2p1bWJvdHJvbgR2ZXIDYmFkZDYyNTAtYzI4My0xMWUwLTk1YmYtZjkyZDI3NDk4MmI0;_ylg=X3oDMTFqdGZqcjJiBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucw–;_ylv=3

Comentários desativados em Chanceler turco vai à Síria pedir o fim da violência

%d blogueiros gostam disto: