Clipping de Relações Internacionais

Temor com EUA e zona do euro segue abalando mercados

Posted in Américas, Economia, Comércio & Finanças by Nejme Joma on 05/08/2011

LONDRES (Reuters)

As bolsas de valores mundiais caíam pelo oitavo dia seguido nesta sexta-feira, ainda abatidas por preocupações sobre a saúde da economia e sobre um eventual contágio da crise de dívida europeia para Itália e Espanha.

O índice de ações globais recuava 1,54 por cento, acumulando na semana baixa de 8,5 por cento. Os mercados emergentes declinavam 3,19 por cento.

Na Europa, o índice de bolsas regionais perdia mais de 2 por cento.

Os preços do petróleo e dos metais caíam, conforme os investidores buscavam ativos mais seguros.

Os mercados aguardavam dados de emprego nos Estados Unidos, às 9h30 (horário de Brasília), uma importante medida dos problemas da economia do país.

“As perspectivas econômicas estão estressando os investidores em grande medida e o humor deve continuar extremamente frágil”, disse Keith Bowman, analista do Hargreaves Lansdown.

“A economia norte-americana tem desacelerado e está se movendo para uma fase em que veremos cortes de gastos serem aplicados. Os investidores estão preocupados sobre de onde o crescimento futuro vai vir.”

China e Japão pediram uma cooperação global e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, deve discutir a turbulência dos mercados com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Na véspera, o Banco Central Europeu (BCE) decepcionou os mercados ao comprar bônus dos governos de Portugal e Irlanda, mas não de Itália e Espanha.

“O BCE poderia, por favor, ser mais sério”, disse o banco privado Berenberg, em nota. “Precisamos de um ‘circuit breaker’ para parar o círculo vicioso, no qual o medo se alimenta do medo.”

Disponível em: http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE77402W20110805

Tagged with: , , , ,

Comentários desativados em Temor com EUA e zona do euro segue abalando mercados

%d blogueiros gostam disto: