Clipping de Relações Internacionais

Início do julgamento de Mubarak inquieta governantes árabes

Posted in Oriente Médio, Política & Política Externa by Nejme Joma on 03/08/2011

CAIRO (Reuters)

Depois de ser deposto da liderança que ocupou por três décadas no Egito, o ex-presidente Hosni Mubarak começa a ser julgado na quarta-feira, num caso que provocará inquietação em outros governantes árabes que enfrentam turbulências nos seus próprios países.

Mubarak, de 83 anos, foi deposto em fevereiro numa rebelião popular com apoio militar, e desde abril está hospitalizado na localidade balneária de Sharm el-Sheikh.

A poucas horas do início do julgamento em que ele é réu pela morte de manifestantes, ainda circulam rumores conflitantes sobre a presença dele.

Fontes médicas disseram que familiares do ex-presidente chegaram na noite de terça-feira ao hospital onde ele está internado, e uma fonte do aeroporto local disse que uma UTI móvel está a postos.

Os manifestantes envolvidos na “Primavera Árabe” gostariam de vê-lo no banco dos réus, e devem ficar enfurecidos se Mubarak for julgado à revelia. Muitos egípcios acham que a doença de Mubarak na verdade é uma manobra da junta militar para não humilhá-lo publicamente.

“Se vocês sentirem solidariedade por qualquer ditador alquebrado e colocado numa jaula, lembrem-se dele quando ele foi injusto sobre o trono”, escreveu o usuário Marian pelo Twitter, site que se tornou uma ferramenta valiosa para mobilizar os manifestantes durante os 18 dias de protestos em janeiro e fevereiro.

Mubarak, que governou com mão de ferro por 30 anos o mais populoso dos países árabes, pode ser condenado à morte. Nas suas únicas declarações públicas desde que foi deposto, ele prometeu em abril que irá limpar o seu nome e o da sua família das acusações de corrupção.

Ao contrário do ex-presidente tunisiano Zine al-Abidine Ben Ali, que também foi derrubado na onda de rebeliões deste ano e se exilou na Arábia Saudita, Mubarak promete morrer no Egito.

Ben Ali foi julgado à revelia por corrupção e condenado a 35 anos de prisão, além de uma multa em torno de 66 milhões de dólares. Ele ainda enfrenta outros processos.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/in%C3%ADcio-julgamento-mubarak-inquieta-governantes-%C3%A1rabes-001724337.html;_ylt=AlSqPCxyv1YYswNJNOlLdIgKs8B_;_ylu=X3oDMTM1c2Y3OGY0BHBrZwMzNmY4MjAzMS04OTM0LTNhZmEtYWNjMC01YWJhOTM1YjE2NDcEcG9zAzEEc2VjA2p1bWJvdHJvbgR2ZXIDMzFkZDEwODAtYmQ2Ni0xMWUwLWFmZjMtNjFiNjBhNTI1M2E2;_ylg=X3oDMTFqdGZqcjJiBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucw–;_ylv=3

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Início do julgamento de Mubarak inquieta governantes árabes

%d blogueiros gostam disto: