Clipping de Relações Internacionais

Conselho de Segurança da ONU retoma debate sobre crise na Síria

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 02/08/2011

NAÇÕES UNIDAS (Reuters)

Reagindo a um novo derramamento de sangue na Síria, potências europeias relançaram um antigo projeto de resolução da ONU para condenar Damasco pela repressão contra manifestantes, circulando um texto revisado ao Conselho de Segurança em uma reunião nesta segunda-feira.

Depois de uma hora de conversas a portas fechadas, vários diplomatas disseram que após meses de impasse sobre a Síria, a mais recente onda de violência naquele país parecia levar os membros divididos do conselho a alguma forma de reação.

Mas eles discordaram sobre se a entidade formada por 15 países deveria adotar um projeto de resolução, apoiada por nações ocidentais, ou negociar um documento de cumprimento não obrigatório.

A Alemanha solicitou a reunião depois que grupos de direitos humanos afirmaram que tropas sírias mataram 80 pessoas no domingo, quando invadiram a cidade de Hama para reprimir manifestantes em meio a um levante contra o presidente Bashar al-Assad que já dura cinco meses.
A ofensiva militar continuou em Hama nesta segunda-feira, disseram moradores.

Uma ação prática do conselho na Síria, onde grupos de direitos humanos alegam que mais de 1.600 pessoas foram assassinadas desde que as manifestações começaram, tem sido até agora paralisada por desacordos dentro do conselho.

Países do oeste da Europa circularam um projeto de resolução há dois meses, mas Rússia e China, ambos aliados da Síria, ameaçaram vetá-lo. Membros temporários da entidade, Brasil, Índia, Líbano e África do Sul também disseram que não apoiariam o texto.

Críticos afirmaram que temem que mesmo uma simples condenação poderia ser o primeiro passo para uma intervenção militar do Ocidente na Síria, como aconteceu na Líbia, em março.

Após ser informado sobre os últimos acontecimentos na Síria pelo vice-diretor do departamento político da Organização das Nações Unidas (ONU), Oscar Fernández Taranco, todos os 15 membros do conselho falaram, mas a entidade não tomou nenhuma ação imediata, adiando as discussões até terça-feira, disseram diplomatas.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/conselho-seguran%C3%A7a-da-onu-retoma-debate-sobre-crise-005144061.html;_ylt=Ao7HKiXXs7jYSV6XSe.._.8Ks8B_;_ylu=X3oDMTM5NDRrdXRzBHBrZwMyNTFhMmFjYy1kMmEyLTMxZjctYTM3OC1hOGYyZTk5NTc0ODAEcG9zAzcEc2VjA01lZGlhVG9wU3RvcnkEdmVyA2VkMzdhYjgwLWJjYTEtMTFlMC1hOGI5LWJhNzgyZDEzNDU2Yg–;_ylg=X3oDMTFqdGZqcjJiBGludGwDYnIEbGFuZwNwdC1icgRwc3RhaWQDBHBzdGNhdANtdW5kbwRwdANzZWN0aW9ucw–;_ylv=3

Comentários desativados em Conselho de Segurança da ONU retoma debate sobre crise na Síria

%d blogueiros gostam disto: